Livro do Google sobre a web para leigos agora foi traduzido, e é open source

Livro do Google sobre a web para leigos agora foi traduzido, e é open source

No ano passado a equipe do Google Chrome lançou um livro digital sobre como funciona a internet, os aplicativos da web e os navegadores. Agora finalmente disponibilizaram o site em vários idiomas, incluindo português do Brasil.

20 Things I Learned About Browsers and the Web

O “20 lições que aprendi sobre navegadores e a web” é dedicado a pessoas que usam a internet mas não são técnicas, não estão envolvidas com conhecimnetos intermediários sobre redes, softwares e os navegadores em geral. Normalmente uma boa referência para esse público são nossos pais e familiares, que usam de alguma forma a web mas não entendem como as coisas funcionam. A linguagem é bem didática. Pelas ilustrações até parece que foi feito para criança, mas é natural para pessoas de qualquer idade.

Ele pode ser acessado em português em:

http://www.20thingsilearned.com/pt-BR

Esse livrinho não é bem um ebook “baixável”: é um site construído em HTML 5, que funciona bem nos navegadores atuais. As tecnologias por trás do material podem ser exploradas, uma vez que o google está abrindo o código da web app também.

Ele pode ser explorado no Google code. O livrinho usa várias APIs e ferramentas do HTML 5, como o elemento canvas, cache de aplicações, armazenamento local, API do histórico e claro, muitos recursos do CSS 3. Há mais detalhes no blog do Google Code. A licença divulgada é GPL v2, indicando que outros livrinhos com essa base podem surgir.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X