Icaros Desktop 1.3: relembrando os tempos do Amiga no seu PC atual

Por: Marcos Elias Picão
Icaros Desktop 1.3: relembrando os tempos do Amiga no seu PC atual

Em tempos de Windows 8 e Mac OS X Lion, que tal esquecer tudo isso e voltar no tempo um pouco? É mais ou menos a proposta do Icaros Desktop, um sistema com um ambiente AROS pré-configurado.

O AROS é um sistema independente, open source, que pretende ser compatível a nível de API com o Amiga. Não apenas ser compatível com as apps do Amiga como ir além, melhorando o sistema em várias áreas, como suporte a hardware recente de PCs comuns (x86). O Icaros Desktop é uma distribuição dele pré-configurada que facilita muito o uso.

Muitos aqui não sabem o que é o AmigaOS, mas caso queira experimentar uma coisa diferente, antiga com um certo toque atual (desenvolvimento), vale a pena conhecer. Algumas imagens:

Icaros Desktop

Icaros Desktop

Icaros Desktop

Icaros Desktop

No começo do mês foi lançada uma nova versão (1.3), bem mais polida e com menos bugs.

Há mais detalhes neste PDF. Pode ser que ele não rode em todos os computadores. Dá para usar numa máquina virtual ou tentar com um liveCD, sem precisar instalá-lo. Se você se sentir mais seguro, pode desconectar o HD para ter certeza de que nada será estragado 😛

O vídeo abaixo é um pouco velho, mas considerando os objetivos do sistema não é ruim:

Naturalmente ele não tem como substituir o Windows, Linux ou Mac para a mairoia dos usuários. É um sistema experimental com um toque bastante nostálgico, que nem todo mundo vai gostar ou achar prático.

Se interessar, baixe em http://www.icarosdesktop.com/dl.htm.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário