VIA lança processador ‘QuadCore’, para notebooks, desktops, minisservidores…

VIA lança processador ‘QuadCore’, para notebooks, desktops, minisservidores…

A VIA conseguiu chamar a atenção da mídia quando lançou a arquitetura Isaiah e o processador Nano, em 2008. Mas apesar de testes de início mostrarem que pareciam promissores em termos de processamento, a Intel teve vantagem em consumo de energia, e rapidamente tomou o mercado da VIA. Foi apenas neste ano que a AMD conseguiu entrar com uma alternativa competitiva para netbooks e laptops – mas agora parece que a VIA está pronta para atacar novamente.

Após a introdução do processador Nano X2 em janeiro, que é uma implementação dual-core de sua arquitetura Isaiah, fabricada sob processo de 40 nm da TSMC, a VIA está agora introduzindo no mercado o processador ‘QuadCore‘, que combina um par de chips Nano X2 em um encapsulamento único, sendo então uma alternativa de baixo custo e consumo reduzido ao Atom e Brazos/Bobcat. As bandeiras da VIA serão desempenho superior e preço inferior.

A dupla de chips Nano X2 são conectados em um FSB compartilhado de 1333 MHz, e cada um possui caches L2 independentes de 1 MB, um total de 4 MB de L2 no encapsulamento. Inicialmente a VIA vai lançar no mercado um único modelo do QuadCore, chamado de “L4700”, que terá frequência a 1,2 GHz, e TDP máxima de 27,5 Watts. O QuadCore pode dinamicamente chegar a um clock de 1,46 GHz, se tiver condições disponíveis, graças a um novo recurso chamado Adaptive Overclocking, que parece muito com o Turbo Boost da Intel. Há ainda a presença de tecnologias comuns da VIA, como suporte nativo a 64 bits, e tecnologias AES e VT para criptografia e virtualização, respectivamente.

O chip é designado para rodar aplicativos voltados a Internet, produtividade e multimídia, segundo a VIA, e será compatível em pinos com o VIA Eden, C7, Nano E-Series e Eden X2. A empresa ofereceu alguns resultados de banchmarks internos, comparando sua novidade com a APU AMD E-350, e o QuadCore parece ter uma vantagem clara em testes intensos de CPU, criptografia e alguns recursos multimídia. Em termos de consumo de energia, o Brazos e o Atom possuem vantagem.

Com menos de 1% de mercado, falta força à VIA para competir. De qualquer forma, será interessante ver como esses QuadCore se comportarão frente aos fabricantes de notebooks. Mais sobre o L4700 pode ser visto em artigos da AnandTech e HardOCP.

VIA QuadCore

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X