VIA anuncia Nano X2, processador dual-core de baixo consumo

VIA anuncia Nano X2, processador dual-core de baixo consumo

A VIA anunciou seu processador dual-core Nano X2, voltado a sistemas embarcados e PCs de baixo custo, netbooks/notebooks e soluções “tudo em um”. Ela não tem destaque na mídia como Intel e AMD mas geralmente faz bons processadores dentro do que se propõe, servindo perfeitamente para computadores básicos.

Entre os detalhes divulgados sabe-se que terá dois núcleos Isaiah, é feito com tecnologia de 40nm e totalmente compatível com a pinagem do Nano original (single core), assim como do VIA C7, C7-M e Eden.

Apesar de ser bastante eficiente em termos de consumo de energia (sem TDP divulgado ainda) ele tem suporte a sistemas de 64-bit, traz instruções SSE4, virtualização via hardware e a tecnologia de segurança proprietária PadLock, da própria VIA.

Os primeiros processadores estão disponíveis para parceiros OEM e fabricantes de placas-mãe, devendo chegar ao mercado no final do primeiro trimestre. Os parceiros dela não foram citados.

Mais informações do Nano X2 podem ser vistas no site oficial, embora ainda esteja faltando informações como frequencia de operação e TDP. Mais informações deverão aparecer na Consumer Electronics Show (CES), que ocorrerá entre os dias 6 e 9 em Las Vegas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X