Desenvolvedores do Tor trabalham em fork do Firefox

Desenvolvedores do Tor trabalham em fork do Firefox

Os desenvolvedores do Tor estão trabalhando mais ativamente num fork do Firefox; a extensão para Firefox continuará existindo por um tempo, mas pode ser que seja descontinuada no futuro, privilegiando o uso do navegador próprio.

O anúncio da mudança cita os motivos em mais detalhes. Um deles é a confusão causada em usuários menos experientes. Muita gente baixa o Tor e acha que por isso só já está protegida; enquanto que há uma série de mudanças de hábitos e preparos necessários. O uso do Torbutton no Firefox nem sempre é bem compreendido pelos usuários mais básicos que querem algum tipo de privacidade, uma vez que não basta ter a extensão. Usando um fork do Firefox fica mais fácil integrar tudo e fornecer um navegador próprio para uso “anônimo”.

Outra questão é técnica: é difícil manter a extensão para o Firefox no modo como o Tor trabalha, permitindo alternar rapidamente entre ativado/desativado. Vários bugs aparecem e precisam ser corrigidos, coisas essas que ficariam mais fáceis com um navegador próprio. Atualizações no Firefox dificultam seriamente o desenvolvimento da extensão, o que pode complicar com o novo modelo de versões do FF.

O Tor Browser incluirá o botão para alternar entre o uso do Tor e da rede normal, e o uso no Firefox comum será desestimulado. A princípio a extensão será removida do site de extensões do Firefox e a página de download dela deixará claro que é apenas para usuários experientes. De quebra ainda há outra vantagem: é mais fácil usar o Tor Browser em qualquer computador sem precisar instalá-lo.

Navegador anônimo

Os navegadores atuais têm um modo anônimo, mas não se compara nem de longe com os objetivos do Tor. Nos navegadores apenas os recursos locais são protegidos: eles deixam de salvar histórico, cookies, etc. Usam cookies temporariamente (senão muitos sites nem funcionam) mas os descartam assim que a janela é fechada. No caso do Tor ou de outras ferramentas já não: não basta proteger os arquivos locais, é necessário proteger a identidade do IP utilizado e o tráfego dos dados na rede.

Nesse sentido o projeto Tor fornece uma das ferramentas mais famosas. Ele serve como uma grande rede independente (open source) com colaboradores anônimos, que não só permite que você acesse sites usando outro IP como protege os dados que envia. Normalmente é usado por quem se sente ameaçado ou perseguido, funcionários de governos ou pessoas que estão em países onde a web sofre sérias restrições, além de grupos humanitários para ajudar membros em áreas de conflito, etc. Naturalmente, como toda ferramenta, ele pode ser usado para outros fins não tão bem vistos.

Se a extensão para Firefox acabar comprometendo a privacidade dos usuários de alguma forma por causa de bugs ou outros problemas inesperados, ela poderá até mesmo ser descontinuada. O uso do Tor Browser é bem mais fácil, já que basta baixar um pacote e rodá-lo, sem tantas preocupações com instalações de backends.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X