Nvidia demonstra chip ‘Kal-El’ quad-core, voltado a tablets

A Nvidia fez a primeira demonstração real de seu processador Tegra ‘Kal-El’ quad-core, que estará disponível para dispositivos portáteis com Android antes do final de 2011. Com um jogo apelidado de Glowball, o vídeo postado abaixo mostra a saída de um dispositivo Honeycomb, com uma bola iluminada internamente, rolando em uma sala escura de acordo com a inclinação do tablet feita pelo usuário, enquanto efeitos de sombras e luz são renderizados em tempo real, a 30 quadros por segundo.

O resultado é bem impressionante, como de costume em demonstrações deste tipo. Visando realçar a diferença em ‘músculos’ entre este processador e os chips dual-core existentes no mercado, a Nvidia desliga dois núcleos e o jogo se torna impraticável, já que começa a dar inúmeros ‘lags’. Já que este é um protótipo, a Nvidia afirma que o chip em sua versão final será de 25% a 30% mais rápido.

Falando a repórteres e jornalistas durante a Computex, em Taiwan, o CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang, disse que o Kal-El oferece melhores gráficos tanto para os ‘gamers’ quanto para os ‘não-gamers’ com uma ótima eficiência em consumo de energia. Segundo o executivo, um tablet pode rodar o jogo Glowball por 4 a 6 horas em uma única carga, com os 4 núcleos rodando.

Tido como a primeira solução mobile de quadro núcleos do mundo, o Tegra 3 terá então quatro núcleos Cortex-A9 com frequência de até 1.5 GHz e 20 núcleos gráficos, prometendo então duplicar sua performance em CPU e triplicar em GPU. Produtos baseados no novo chip chegarão no mercado, segundo rumores, em setembro, sendo oferecido em uma ampla escala de preços.

A Qualcomm também anunciou uma CPU quad-core, mas não há planos desta entrar no mercado antes de 2012.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X