Operadoras começam a (tentar) barrar o tethering

Operadoras começam a (tentar) barrar o tethering

Um dos grandes atrativos de qualquer smartphone atual é a possibilidade de poder usá-lo como um hotspot ou como um modem USB, o famoso tethering, que permite compartilhar a conexão com outros dispositivos. Hoje em dia, até mesmo os aparelhos com o Symbian são capazes de fazer isso (com o Joiku Spot) e tanto no Android quanto no iOS você também pode compartilhar facilmente, mesmo que a operadora tenha desativado o recurso na ROM, desde que obtenha acesso de root.

A possibilidade de usar o smartphone como hotspot aumenta bastante a utilidade de ter um plano de dados (tem gente que até cancela o ADSL em casa, deixando para fazer downloads grandes na conexão do trabalho ou da faculdade) e moralmente não existe nenhum problema em fazer isso, já que as operadoras já se defendem com as quotas de tráfego e estamos apenas fazendo uso da conexão pela qual estamos pagando.

Entretanto, para as operadoras o negócio não é tão bom assim, já que elas querem mesmo que você pague por um plano de dados separado para cada dispositivo, um plano de voz e dados para o smartphone, outro plano de dados para o tablet e mais um plano de dados “com modem grátis” para o PC.

No Brasil ainda estamos desfrutando de uma boa liberdade em relação a isso, mas nos EUA as operadoras estão começando a endurecer, tentando desestimular o uso do tethering nos planos para acesso no smartphone.

O primeiro tiro veio por parte da AT&T, que começou a forçar os usuários a migrarem para um planos US$ 20 mais caro para continuarem a usar o tethering.

A princípio, o tethering é similar ao compartilhamento da conexão via NAT e não existe uma forma direta de diferenciar uma conexão compartilhada de outra usada por apenas um dispositivo. Entretanto, é possível detectar o uso do tethering a partir e outros indícios, como no caso das strings de identificação dos navegadores (uma requisição do IE 8 por exemplo, com certeza não está vindo do smartphone…) e outros indícios, ou pelo simples volume de dados transmitido.

Outra linha de ação é dificultar o uso do tethering tentando barrar a distribuição dos aplicativos que o permitem. No caso do Android por exemplo, temos uma função de hotspot disponível diretamente no sistema a partir do Froyo, mas ela acaba ficando desativada na maioria dos aparelhos devido às operadoras. É possível reativar o recurso instalando uma ROM modificada, ou (mais fácil) obtendo acesso de root e instalando o Wireless Tether:

Entretanto, tanto a Verizon quanto a AT&T e T-Mobile, três das grandes operadoras dos EUA conseguiram convencer o Google a bloqueá-lo no Market para seus usuários. Por enquanto ele continua disponível para usuários de outras operadoras, mas este é um sinal de que o círculo está fechando, tanto que os desenvolvedores do PdaNet já se adiantaram e incluíram uma função que mascara o uso do Tethering no aplicativo.

Com a grande oferta de planos de dados baixo custo para acesso no telefone (que acabam sendo usados para tethering) a tendência é que logo a queda de braços comece por aqui também.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X