Mageia beta 1: o fork da Mandriva cada vez mais perto da versão final

Ontem foi publicado o primeiro beta da Mageia, distro que se criou como um fork da Mandriva quando esta estava quase morta.

Muita gente olha com desconfianças para o projeto, mas vale lembrar que há entre os produtores muitos ex-desenvolvedores da Mandriva.

No estágio em que está ainda é difícil questionar a usabilidade e diferenças em relação às outras distros, e ao próprio Mandriva. Certezas mesmo só poderão ser dadas quando chegar o primeiro RC. Há quem aposte que essa distro não vai durar muito, há quem diga que fará mais sucesso do que a distro “mãe”.

A versão final deverá ser lançada logo no comecinho de junho. Está chegando. Por enquanto o beta 1 vem com o kernel 2.6.38-2, KDE 4.6.1, Gnome 2.32 e Firefox 4. Vários avanços na localização foram feitos, especialmente para idiomas asiáticos. Além de mais pacotes e localização no LibreOffice, começaram mais trabalhos pesados na identidade visual da distro. Todavia ainda não é muito diferente de outras distros com o mesmo conjunto de pacotes baseadas na Mandriva, então vamos aguardar a versão final para julgar.

Há mais informações no anúncio e nas notas de versão. Por enquanto foram publicadas apenas as imagens de 32 e 64-bit em DVD (cerca de 4 GB cada). Versões em liveCD devem aparecer ainda nessa semana, se tudo der certo.

Ah, quem testar pode ajudar reportando bugs, afinal essa é um dos objetivos de qualquer beta.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X