Intel e Micron anunciam chips flash NAND de 8 GB e 20 nm

Intel e Micron anunciam chips flash NAND de 8 GB e 20 nm

Parece que não faz muito tempo que a Intel a a Micron anunciaram o primeiro chip de memória flash de 25 nm, mas na verdade já se passou 1 ano. Depois então de mais alguns meses em desenvolvimento, as duas anunciaram os frutos de seu trabalho em conjunto: chip de memória flash NAND MLC de 8 GB (64 Gb) feito sob processo de 20 nm. Avançar de 25 para 20 nm permite aos fabricantes de dispositivos espremerem maior capacidade de armazenamento dentro de um mesmo espaço, sendo este um ponto cada vez mais relevante para o crescente mercado de smartphones e tablets.

Os novos chips de 20 nm e 8 GB são fabricados pela IM Flash Technologies, empresa conjunta da Micron e Intel. Cada chip mede somente 118 mm² e, dependendo do tipo de encapsulamento, é de 30 a 40% mais compacto que os atuais chips de 25 nm e 8 GB atuais, segundo a empresa. Além disso, a litografia mais densa permite à IMFT produzir 50% maior “capacidade em GB” em suas fábricas, em relação à tecnologia atual. Enquanto isso, os 20 nm possuem a mesma performance e durabilidade que o antecessor de 25 nm, de acordo com o anúncio.

A Intel e a Micron estão se preparando para a produção em massa dos novos chips de 8 GB começará no segundo semestre deste ano. Durante o mesmo período, as empresas também esperam que o envio de amostras de chips de 16 GB seja iniciado, permitindo 128 GB em um SSD do tamanho de um selo de correio. Os chips de 25 nm da IMFT só apareceram recentemente na série 320 de SSDs da Intel, então provavelmente só veremos os chips NAND de 20 nm em produtos no próximo ano.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X