Intel e Micron anunciam memória Flash NAND de 25 nm

Intel e Micron anunciam memória Flash NAND de 25 nm

A Intel e a Micron anunciaram que a empresa ‘joint venture’ IM Flash Technologies está pronta para produzir os primeiros chips de memória Flash NAND sob técnica de produção de 25 nanômetros, permitindo SSDs mais eficientes e baratos. A técnica de 25 nm é atualmente o menor processo para semi-condutores do mundo.

Memórias flash usando a tecnologia de 25 nm terão o dobro da densidade que as de 34 nm, com as mesmas dimensões. Os fabricantes podem tirar vantagem disso reduzindo o número de chips nos SSDs pela metade, colocando, por exemplo, 32 chips para formar um SSD de 256 GB, ao invés de 64.

Vale ressaltar que a queda de preço nos SSDs ao longo dos anos se deve à esta miniaturização dos chips de memória flash. A IFMT foi formada em 2006, e lá iniciaram a amostragem do método de 72 nm. Em 2008 houve a alteração para os 40 nm, que foi o usado no SSD Intel X25-M original, e mais recentemente os 34 nm na segunda geração desta série de SSDs.

O primeiro produto do mundo a ser construído sob técnica de 25 nm é um die flash NAND de 8 GB, usando 2 bits por célula, tipo MLC, medindo 167 milímetros quadrados, ou em termos práticos, pequeno o suficiente para caber em um buraco central de um CD, ao mesmo passo possuindo quase 10 vezes mais dados que este tipo de mídia.

A Intel espera que os primeiros produtos para usuários finais, baseados em 25 nm, estejam disponíveis até o final deste ano.

img

Fontes:

http://www.techspot.com/news/37777-intel-micron-announce-25n…

http://techreport.com/discussions.x/18399

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X