ABI: Android terá 45% de mercado em 2016, e Windows Phone somente 7%

A ABI Research, em uma previsão a longo prazo, deu ao Android o primeiro lugar em participação no mercado no futuro, mas chegou a conclusões muito diferentes acerca das outras plataformas do que aquelas publicadas pela IDC. O Google teria 45% em 2016, mas a Microsoft teria que ter um “sucesso incrível” em seu acordo com a Nokia para ter mais de 7% de fatia para o Windows Phone, segundo a ABI.

O crescimento da plataforma será lento o suficiente para ser engolida pelo Bada, da Samsung, que é teoricamente um sistema voltado exclusivamente para aparelhos básicos e medianos da marca, que atingirá os 10%. A Apple continuaria aumentando sua quota, mas ficaria em um segundo lugar distante, com 19%; já a RIM veria o BlackBerry cair de 16% para 14%, mesmo cinco anos depois. Esta empresa “encontrou seu nicho”, mas o mercado será maior e crescerá mais rápido do que a RIM pode suportar, disse o vice-presidente da ABI, Kevin Burden.

Não foi dada nenhuma menção ao Symbian, o que sugere que a Nokia perderia quase que toda a sua quota de mercado existente, já que os atuais usuários do sistema migrariam para outras plataformas ao invés do WP7. Android, Bada e BlackBerry serão as principais a ocuparem o lugar do falido sistema.

Tanto o estudo da ABI quanto o da IDC são voltados à uma visão mais futurística, e são susceptíveis a alterações a qualquer momento, já que curingas podem aparecer no jogo. O novo estudo contrasta com a IDC, no entanto, essencialmente no que tange à posição do Windows Phone no mercado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X