O CEO da Nokia, Stephen Elop, confirmou que sua empresa já começou a trabalhar nos seus primeiros smartphones equipados com o sistema operacional da Microsoft, o Windows Phone. Ao mesmo passo, ele negou rumores de que a Microsoft desejaria comprar a Nokia. O acordo entre as duas, que foi anunciado no mês passado, ainda deve ser finalizado, o que ocorrerá em algum momento dos próximos meses.
“Eu não estou ciente de um interesse estratégico que a Microsoft teria no resto do negócio. Na medida em que uma parceria foi formada em torno do que eles realmente estão interessados, então o que seria uma aquisição que não traria outra coisa além de um bom ano de investigação anti-truste, um tumulto enorme, e atrasos? Nós estamos agora, hoje, tendo pessoas trabalhando nos primeiros dispositivos Windows Phone da Nokia. Esse trabalho já está em andamento. Se isso fosse um cenário de aquisição, não seria possível.”
Segundo Elop, o foco agora é cumprir o que foi prometido, através de equipes trabalhando em conjunto. Entretanto, há um debate forte sobre quando a Nokia lançaria seu primeiro Windows Phone: em 2011 ou 2012? O presidente da Nokia disse que os aparelhos baseados no WP estarão nas prateleiras no próximo ano, mas Elop afirma que está com o objetivo de produzir um Windows Phone até o final deste ano. Vale lembrar que a transição total do Symbian para o Windows Phone levará, pelo menos, dois anos.