Nokia E6-00: um lançamento estranho

Nokia E6-00: um lançamento estranho

Poucos dias atrás, um comunicado oficial delimitou os planos da Nokia para o Symbian: o sistema receberá um bom volume de atualizações nos próximos meses, incluindo uma tela inicial bem mais funcional e um navegador atualizado e a Nokia continuará suportando o sistema pelo menos até o final de 2012 (a parte boa), e que o foco a partir de 2012 será inteiramente no Windows Phone 7, essencialmente significando o fim da linha para o Symbian, com a possível exceção de alguns mercados emergentes, como Índia e Rússia (a parte ruim).

Tendo em vista que a própria criadora já colocou oficialmente o sistema no corredor da morte, quais seriam os motivos que levariam alguém a comprar outro aparelho com o Symbian? Boa pergunta…

De qualquer maneira, como nossa função é informar, vamos então ao tema original, o Nokia E6-00, um comunicador que combina um teclado QWERTY com uma tela touchscreen.

A construção é bastante sólida, herdando o design básico dos E-series e ele inclui uma câmera de 8 MP, que o coloca na mesma liga que muitos aparelhos high-end com o Android em termos de fotografia. A tela também foi atualizada, indo do velho QVGA para os 640×480 e recebeu um touchscreen capacitivo.

Entretanto, isso resultou em um conjunto bastante estranho, que talvez conquiste alguns compradores, mas vai soar estranho para usuários antigos. Em resumo, a possibilidade de usar o telefone com uma única mão e realizar funções básicas (atender e finalizar ligações, alternar entre aplicativos, acessar o livro de endereços, etc.) mesmo sem olhar para o aparelho são o grande atrativo dos E-series, e provavelmente a única vantagem que eles ainda preservam em relação ao Android. Com o novo design a Nokia conseguiu colocar isso a perder, criando um aparelho que não tem basicamente nenhum destaque, com a possível exceção do preço.

Tudo começa com os botões de atalho, que ganharam um layout liso, que dificulta o acionamento por toque. Em seguida temos a tela touchscreen, uma tentativa de incorporar a interface do Symbian^3, que é possivelmente o grande erro. O uso da tela capacitiva obrigou os designers a manterem os elementos da interface grandes, desperdiçando os possíveis ganhos de usar uma tela VGA. Para complicar, a nova interface dificulta o uso do telefone com apenas uma das mãos e, embora mais fácil de usar, é menos produtiva. Apesar de levemente borrado, este vídeo do Nokianews permite ter uma ideia melhor:

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X