Nvidia revela ‘Projeto Denver’: CPU compatível com ARM para desktops e servidores

A Nvidia anunciou planos para fabricar CPUs de alta performance baseado em ARM, para produtos que variam de computadores pessoais a servidores, de estações de trabalho a supercomputadores. Em outras palavras, o “Projeto Denver” permitirá que você veja em breve CPUs da Nvidia rodando o conjunto de instruções ARM totalmente integrados aos mesmos chips que a GPU da empresa.

A companhia cosneguiu direitos para desenvolver seus próprios núcleos de CPU baseado na futura arquitetura de processadores, já licenciada, Cortex A15, para integração em seus SoCs Tegra de próxima geração. Esta notícia vem em uma ótima hora, quando a Microsoft anunciou que o próximo Windows supeortará a arquitetura ARM. Esse anúncio ainda especifica os parceitos nesta empreitada: Qualcomm, Texas Instruments, e a recém chegada Nvidia.

Jen-Hsun Huang, presidente e CEO da Nvidia, disse que “a arquitetura de CPUs ARM é a de maior crescimento na história. Isto marca o início da era da Internet em toda parte, onde cada dispositivo fornece acesso instantâneo à Internet, utilizando CPUs avançadas e sistemas operacionais ricos. A penetração da ARM com seu modelo de negócio aberto torna a arquitetura perfeita para esta nova era. Com o Projeto Denver, estamos projetando um núcleo de processador ARM de alto desempenho em conjunto com os nossos núcleos de GPU paralelos, para criar uma nova classe de processador.”

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X