A Lucid é conhecida por sua tecnologia de balanceamento de carga de GPUs chamada Hydra, que permite que chips gráficos de diferentes fabricantes serem agrupados em configurações híbridas multi-GPU. Seu próximo lançamento, chamado de Virtu, fará um chaveamento dinâmico de gráficos, assim como a tecnologia Optimus da Nvidia, sendo capaz de deixar inativa a placa dedicada quando não está em uso.
A técnica é projetada para as CPUs Sandy Bridge da Intel, que possuem gráficos integrados que assumirão o comando quando não houver necessidade de uma placa dedicada ser usada. A tecnologia Optimus, da Nvidia, oferece uma funcionalidade similar em notebooks, e os usuários deste recurso ficam realmente impressionados com a perfeição eme que se pode alternar entre os chips gráficos e dedicados. A Lucid promete uma experiência semelhante com o Virtu, mas agora sem ficar preso aos notebooks ou a fabricantes de chips, significando que pode ser empregada em GPUs da Nvidia e AMD/ATI.
Offir Remez, presidente e fundador da LucidLogix, disse que “o que temos feito aqui é realmente uma experiência visual única, onde não é necessário escolher entre as riquíssimas características da plataforma Intel Sandy Bridge, como a reprodução de alta definição e a poderosa transcodificação de vídeo, e a funcionalidade 3D e os gráficos de alto desempenho das GPUs dedicadas. Agora é possível uma experiência de entretenimento no PC sem compromissos e culpas, e economizando energia ao mesmo tempo.”
Reduzir o consumo de energia é muito interessante, mas também é fato que a redução de ruídos será um grande ponto a favor nos desktops. O modo inativo da Lucid parece são desligar a placa dedicada completamente, então ainda há pontos não esclarecidos em comparação aos modos de inatividade das placas modernas. Aparentemente a solução da Lucid será toda em software, não requerendo algum hardware diferente; e ainda não foi revelado se estará disponível somente aos fabricantes ou se também aos usuários finais.