Amazon dá detalhes da sua loja de aplicativos para Android

O Android Market é a loja oficial de aplicativos para o Android, famoso e já popular sistema do Google. Tirando as operadoras, que podem personalizar o sistema e incluir uma loja própria, fica difícil imaginar alguma outra empresa tentando um pedaço desse bolo. Mas a Amazon é uma delas.

Uma das primeiras divulgações se deu no ano passado pelo The Wall Street Journal. Agora a Amazon lançou um site para os desenvolvedores. Ela investirá numa loja não oficial de aplicativos para o Android, tanto para aplicações pagas como gratuitas.

A loja dela estará disponível em algum tempo para os clientes nos Estados Unidos, sendo compatível com o Android 1.6 ou superior. Para enviar aplicativos para a loja será necessário pagar uma anuidade de $99, mesmo valor que a Apple cobra para os desenvolvedores para o iOS – e bem mais do que a taxa única de $25 do Android Market oficial.

O sistema de cobrança será diferente, a Amazon poderá ditar o preço final tendo por base um preço mínimo definido pelos produtores. Diferente do Android Market ela pretende implantar um controle mais rígido contra aplicações que possam ser consideradas inadequadas (como pornografia ou apps que comprometam a privacidade). Entre os diferenciais da loja está o fato de que as aplicações poderão ser compradas usando um computador e depois transferidas para o smartphone. Para diferenciação do Android Market a da Amazon deverá ter reviews, comentários e mais fotos de tela, além de vídeos das apps.

A FAQ tem as perguntas mais comuns e mais informações podem ser lidas no anúncio oficial, feito na semana passada. A repercussão foi pequena por aqui provavelmente porque a loja será exclusiva para os Estados Unidos, pelo menos durante a fase inicial. Resta ver se vai dar certo. Pode ser algo bom ou ruim, dependendo do ponto de vista e das aplicações disponíveis.

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