Mais um: novo trojan tem como alvo os portáteis com Android

Mais um: novo trojan tem como alvo os portáteis com Android

A empresa de segurança em portáteis Lookout emitiu um alerta de segurança sobre um novo trojan que afeta dispositivos com o Android. Apelidado de “Geinimi“, o cavalo de Troia aparentemente está afetando os Androids somente na China, mas tem o potencial para se espalhar pelo mundo todo. Segundo a empresa, este é o trojan mais sofisticado que já se descobriu para o sistema do Google, e também é o primeiro para a plataforma a mostrar capacidades de botnets.

O Geinimi se instala sozinho em no dispositivo do usuário bem discretamente, sendo “enxertado” em versões reempacotadas de aplicativos legítimos, principalmente de jogos, e podendo ser distribuído através de lojas de aplicativos terceiras (não oficiais) da China. Enquanto a ameaça não é totalmente clara, o trojan está usando aplicativos legítimos para solicitar permissão de acessos acima dos níveis normais para cada aplicativo afetado. Dentre as possibilidades para o código malicioso há a construção de uma rede de propagandas ou de uma botnet.

Vale lembrar que este anúncio vem logo depois da McAfee ontem ter publicado um relatório, sugerindo que este tipo de ataque se tornaria cada vez mais comum, especialmente em lojas de aplicativos sem supervisão, como as que estão se proliferando em torno do Android.

Antes que se discuta o assunto: como dito, o Geinimi, assim como outros trojans, não faz tudo “sozinho”, e sim solicita a permissão do usuário para agir, enganando-o.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X