McAfee: iPad e iPhone serão alvos de crimes virtuais em 2011

McAfee: iPad e iPhone serão alvos de crimes virtuais em 2011

O relatório McAfee Threat Predictions declarou que as plataformas da Apple, especialmente seus dispositivos móveis como o iPhone e o iPad (que carregam o iOS) serão cada vez mais alvo de crimes cibernéticos em 2011. O relatório apontou uma mudança significativa no cenário de ameaças em relação ao ano passado.

Isso porque as plataformas móveis tem se tornado mais amplamente adotadas, em meios corporativos especialmente. A McAfee alega que, embora a Apple tenha sido relativamente livre de botnets e cavalos de Troia no passado, estes se tornarão uma ocorrência cada vez mais comum em suas plataformas no próximo ano.

Mas não serão apenas os dispositivos da Apple que serão foco dos malwares, e sim as plataformas móveis em geral, já que esta é uma área onde as soluções de prevenção de ameaças não tem atuado. Isso permite com que os portáteis se tornem um “terreno fértil” para criminosos que tentam explorar vulnerabilidades de segurança.

Os usuários também enfrentarão mais ameaças específicas de programas em lojas de aplicativos sem uma certa vigilância, como o Android Market, permitindo que códigos maliciosos acessem dados do usuários.

Contudo, novas mídias como o Google TV, e sites sociais como Twitter e LinkedIn também estarão mais vulneráveis. A McAfee notou um movimento em direção aos botnets controlados por aplicações neste ano, e espera que essa tendência continue, a medida que a implantação de aplicativos de mídia social se torne mais popular.

O relatório afirma, de forma interessante: “Será este o ano dos botnets móveis controlados através de um aplicativo baixado?”

Crédito: Los Angeles Times | Reuters/Nir Elias

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X