Nokia retoma liderança e atividade no desenvolvimento do Symbian

A Nokia anunciou que vai assumir o controle total do sistema operacional Symbian, retomando a gestão depois de dar a mesma à comunidade do código aberto há somente 18 meses. A empresa tomará a liderança no desenvolvimento da plataforma em abril de 2011, deixando a Symbian Foundation somente com a responsabilidade de licenciar o software. O Symbian continuará sendo desenvolvido pela sua comunidade de programadores ao redor do mundo, mas a Nokia passará a supervisionar o processo.

A companhia havia comprado a totalidade das ações do Symbian em 2008, e abriu o software para uso por qualquer fabricante, em uma base de código aberto. O Symbian não conseguiu trazer uma ampla adoção e tornou-se de fato um sistema da Nokia somente este ano, após Samsung e Sony Ericsson o abandonarem em favor do Google Android. A finlandesa tem sido a principal responsável pelo desenvolvimento, com 95% de contribuição; o SO continua liderando o mercado, mas tem sofrido constantes quedas.

Jo Harlow, Vice Presidente Sênior do setor de smartphones da Nokia, disse em um comunicado que “o futuro do Symbian como plataforma não depende da existência da fundação. As mudanças anunciadas pela fundação não têm qualquer impacto sobre os compromissos da Nokia com planejamentos e comercialização de dispositivos baseados no Symbian. A plataforma é a base de centenas de milhões de smartphones – incluindo os nossos – e esperamos oferecer suporte contínuo e inovação que beneficiem o ecossistema Symbian no futuro.”

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X