Novidades do Linux Mint 10

Novidades do Linux Mint 10

Na última sexta-feira foi lançado o Linux Mint 10, codename “Julia”.

Tem sido comum nos últimos anos a quantidade de “distros” baseadas no Ubuntu, gerando até uma onda de crítica por muita gente ligada ao SL. Apesar disso o Mint passar por cima de todas elas mostrando que não é apenas “mais um remix do Ubuntu”, mas um sistema com características visuais bastante distintas, criando uma identidade própria com base na consolidada estrutura do Ubuntu. Ele eleva um pouco o conceito de “fácil de usar” se comparado ao Ubuntu puro por trazer várias coisas que não há no Ubuntu, como diversos pacotes multimídia. Pode não parecer mas isso ajuda usuários básicos e fornece uma experiência bastante agradável para usá-lo como liveCD sem precisar ficar perdendo tempo – e conexão – configurando tudo. Ele é um dos top no ranking do DistroWatch.com, sendo bastante popular.

A versão em CD contém menos pacotes, na tela de boas vindas há opção para instalar codecs e atualizar para a versão em DVD, bem mais completa.

O menu destaca aplicações recentemente instaladas, permite localizar e instalar software dos repositórios e também pode realizar consultas em buscadores. Há suporte a temas GTK e também aos favoritos do GTK direto no menu.

O gerenciador de software traz ícones das aplicações e oferece melhor organização. O gerenciador de atualização permite ignorar certas atualizações e mostra o tamanho do download. O gerenciador de upload tem melhorias na interface, exibindo velocidade e estimativa de tempo, além de opção para testar a conexão e cancelar ou rodar em background.

Os principais problemas conhecidos ficam por conta da resolução da tela de apresentação (splash screen), Moonlight e outros problemas vindos do upstream (Ubuntu).

O anúncio traz mais informações e os links de download. Uma descrição mais detalhada das novidades pode ser vista aqui, com vários screenshots.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X