Publicado Firefox 4 beta 7: mais rápido em várias áreas

Publicado Firefox 4 beta 7: mais rápido em várias áreas

A Mozilla publicou o Firefox 4 beta 7. Esse beta veio um pouco mais tardedo que o planejado anteriormente. Como já noticiado, estão prezando pela qualidade então não há motivo para tanta pressa.

Essa versão vem com melhorias na execução de Javascript e aceleração via hardware. O motor JägerMonkey incorpora um compilador JIT, otimizando ainda mais a execução. Esse tema tem sido foco de todos os grandes navegadores, de forma que a todo instante ouvimos falar que aumentaram o desempenho. Nada melhor do que um gráfico para entender um pouco mais de perto quão melhor isso está:

A imagem acima compara os testes em várias suítes de benchmarks de JavaScript entre o Firefox 3.6.12, 4 beta 4 e o novo 4 beta 7. Nos dois primeiros, quanto menor, melhor – indicando que completaram o teste mais rapidamente. Já no terceiro, quanto mais alto, melhor: indica o total de pontos conseguidos. Como se vê a evolução do Firefox é bastante significante perante as compilações de alguns meses atrás.

O aproveitamento da GPU para renderizar parte do gráfico finalmente foi aplicada na etapa final, no desenho do site montado – a composição. Isso resulta em menor tempo de montagem da página, além de melhorar também o zoom e tornar a rolagem suave. Como depende do hardware e do driver, não vai funcionar em todos os computadores – onde isso não for suportado será usada a renderização via software pela CPU tradicional. Algumas notas foram postadas quanto a isso, além de comentários sobre algumas placas.

No Windows o sistema usará o DirectX e no Mac o OpenGL. No Linux a aceleração por hardware continua desativada por padrão. Há interesse em torná-la presente, mas ainda não finalizaram os trabalhos devido problemas com os drivers.

Além da aceleração no desenho das páginas há o WebGL, que funciona no Windows e no Mac OS X. Com o WebGL é possível criar gráficos 3D avançados que rodam direto no navegador sem a necessidade de plugins. Além do Linux, isso no Windows também foi adiado para os próximos betas em GPUs da Intel.

Entre outras coisas há melhor suporte às fontes OpenType e formulários em HTML 5. O anúncio traz mais alguns detalhes e o beta 7 pode ser baixado em:

http://www.mozilla.com/pt-BR/firefox/beta/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X