HP anuncia Palm Pre 2 e webOS 2.0

HP anuncia Palm Pre 2 e webOS 2.0

Quando a HP comprou a Palm ela demonstrou publicamente seu grande interesse nos smartphones. O webOS passaria por uma evolução e equiparia seus modelos, tentando um espaço no grande mercado em meio a concorrentes de peso – especialmente iOS e Android, mas sem esquecer do Blackberry e do Windows Mobile/Windows Phone. Agora a empresa anunciou oficialmente o Palm Pre 2, junto com o webOS 2.0.

Comprovando os rumores divulgados recentemente, o Palm Pre 2 terá um processador de 1 GHz, câmera de 5 megapixels, teclado físico deslizante e um design mais claro e limpo. A página oficial do produto já está no ar e lista boa parte das especificações.

Ele será lançado nos próximos dias na França e algum tempo depois nos EUA e Canadá. Ainda não há informações claras dos preços que serão praticados, nem em quais países ele deverá chegar depois.

Junto com ele está o webOS 2.0, uma alteração significante do sistema herdado da Palm. O Engadget publicou um review do novo sistema.

O visual lembra um pouco a disposição dos elementos do iPhone, está bem limpo e fácil de usar, com várias ações bastante intuitivas.

O sistema suporta multitarefa, virá com Flash Player 10.1 (só o iPhone mesmo…) e terá um extra já de fábrica, ligações de Skype para Skype gratuitas.

Vale notar que as chamadas gratuitas anunciadas (e que estão fazendo barulho em todo local que cita o Palm Pre 2) entre usuários do Skype aparentemente serão exclusivas para a rede da Verizon Wireless, dado como “extra” para uma ajuda no lançamento; clientes de outras operadoras teriam que se contentar com as mensagens de texto (ou ligações tarifadas). Para ter certeza disso nada melhor do que esperar na prática, e ver como o sistema se dará no dia-a-dia com aplicativos de terceiros, ou até mesmo com modificações que deverão surgir.

A tela do Just Type (imagem acima) permite iniciar uma mensagem de email, atualizar o status nas redes sociais e pesquisar por sites sem precisar abrir primeiro os aplicativos. Será possível realizar diversas ações a partir dessa tela, e desenvolvedores de programas para o aparelho poderão criar atalhos específicos para funcionar nela.

O sistema agrupará os aplicativos em “stacks”, facilitando a organização de quem vive com vários programas abertos. Um link aberto por meio de um email, por exemplo, deverá ficar no mesmo grupo do programa onde estava a mensagem de email. No dia-a-dia o espera-se que o recurso seja bem recebido.

O HP Synergy permite acesso a vários serviços web de forma junta, como Facebook, Google, MS Exchange, Likedln e Yahoo. Para desenvolvedores também deverá será fácil criar aplicações que se integram com o serviço.

Um modo de apresentação especial, Exhibition, será usado ao conectar o aparelho no dock de carregamento. Ele poderá exibir a agenda ou slide de fotos puxadas do Facebook, por exemplo. Vários outros recursos chamam a atenção para o sistema, e deverão torná-lo um bom concorrente perante os outros. Quem já gostava do sistema da Palm provavelmente ficará com vontade de testar o novo, com toques da HP.

A renovada do Pre está aí, vamos ver como ele irá se comportar no mercado nos próximos meses.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X