Xbox 360 ‘slim’ possuirá chip de 45 nm com CPU e GPU combinadas

Xbox 360 ‘slim’ possuirá chip de 45 nm com CPU e GPU combinadas

Pouco tempo após o lançamento do revitalizado Xbox 360, a Microsoft detalhou o novo processador do console repaginado e as configurações de seu hardware. A edição ‘slim’ do 360 utiliza um SoC de 45 nm chamado “Vejle“, que une CPU e GPU em uma única peça. Ele possui 372 milhões de transístores (o velho Pentium D 900 de 2006 e 65 nm possui 376 milhões, e o futuro Core i5 de 45 nm possui 774 milhões), é 50% menor e gasta cerca de 60% menos energia que o Xbox 360 original, que possuía um pacote CPU/GPU de 90 nm.

A solução permitiu à empresa cortar custos, porque a miniaturização do processo gasta menor quantidade física de chips, dissipadores e ventiladores, sem falar de placa-mãe e fonte de alimentação. Componentes menores em substituição aos grandes faz o poder de processamento ser o mesmo em um chip significantemente menor, gasta menos energia e gera menos calor, tornando a máquina mais confiável e silenciosa, como todo processo de miniaturização de produção.

Esses dados não surpreendem, mas há um ponto interessante. Ao invés de interligar os componentes internos com uma conexão veloz, o Vejle possui um “bloco de substituição ao FSB” integrado em seu encapsulamento, com a mesma largura de banda que o barramento que conectava a CPU à GPU, quando estes eram separados. Ou seja, em termos de performance, não teremos muitas novidades, afinal a MS manteve o gargalo do sistema.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X