Screenshots do instalador do Ubuntu 10.10

Screenshots do instalador do Ubuntu 10.10

O André Gondim publicou no seu blog sobre Ubuntu screenshots do novo instalador do sistema (para a versão 10.10).

O Ubuntu não foi a primeira distro “fácil de usar” mas é a que ganhou mais popularidade até agora, sendo quase sinônimo de Linux para os menos informados. Parte da facilidade de uso vem com o instalador gráfico, é claro, já que basta ir clicando em Avançar, bem diferente do que tínhamos há alguns anos na maioria das distros.

As telas do novo instalador parecem mais fáceis de entender, mas em geral não mudou tanta coisa assim. Vale lembrar que ele está no terceiro alpha, e será lançado em outubro, portanto a versão alpha não é recomendada para uso geral. Veja uma das telas:

A opção bastante clara para ativar os repositórios de softwares não livres direto no instalador deverá fazer um sucesso e tanto, já que esse é um dos piores pontos negativos do mundo do software livre, que tanta gente reclama. Ativar com um clique na instalação é uma medida muito bem vinda.

Uma coisa que particularmente não gostei no instalador é que cada tela – pelo menos na compilação atual – tem um tamanho diferente, se ajustando ao conteúdo. Como isso é diferente do padrão adotado por 99% dos instaladores de programas em geral, é de se estranhar. Talvez na versão final não fique assim. Veja como são as telas aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X