Intel desenvolve caixa preta para automóveis

Intel desenvolve caixa preta para automóveis

Não sei se vocês lembram, mas no começo do ano a Toyota foi um dos atores de um desastre épico nos EUA, quando a montadora foi acusada de defeitos que fizeram vários de seus veículos acelerarem descontroladoramente. Essa falha da empresa foi alegada como a causa de inúmeros acidentes, incluindo um Lexus que saiu do controle e bateu a mais de 160 km/h, matando os quatro passageiros dentro do carro.

Como era de se esperar, o problema continua sem uma explicação concreta, apesar de várias organizações terem investigado o caso. Uma solução proposta pela Intel, que resolveria este problema e inúmeros outros, é a introdução de uma caixa preta, que assim como os equipamentos encontrados em um avião, registraria todos os dados de operação do carro.

Essas informações poderiam inclusive serem usadas após um acidente para determinar as ações do condutor e a resposta do veículo, ou vice-versa, para corrigir possíveis defeitos ou imprudências posteriormente, e evitar novos acidentes.

A Intel acredita que esta tecnologia é inevitável, e está criando um produto que poderá ser vendido aos fabricantes de carros. O projeto, que ainda não possui um nome oficial, é composto por uma solução baseada em hardware e software, tendo inclusive monitoramento por telemetria, registro das condições da pista e uso de equipamentos de segurança, como cintos de segurança e controle de tração.

O “cão de guarda eletrônico” certamente não é a forma mais sonhada pelos geeks de inserção da Intel no mercado automotivo, mas é bem provável que a tecnologia esteja disponível, no mínimo, como uma opção nos automóveis do futuro. Não digo nada se a tal ‘caixa preta’ se tornar um item obrigatório.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X