Google anuncia novidades na busca de imagens

Google anuncia novidades na busca de imagens

O Google anunciou uma mudança radical na interface da sua pesquisa de imagens.

A pesquisa de imagens do Google foi lançada em 2001, mesmo ano em que já indexava cerca de 250 milhões de imagem. Em 2005 atingiram a marca de 1 bilhão. E agoram em 2010, o índice do Google Images conta cerca de 10 bilhões de fotos indexadas.

O serviço está cada vez mais popular e vem ganhando recursos ao longo do tempo. Um dos mais interessantes é a possibilidade de identificar automaticamente o tipo do objeto retratado na imagem, indo além e, em alguns casos, identificando subtipos – como subespécies de leopardos, por exemplo. A busca por objetos de determinada cor, imagens similares, etc, também mostra o poder do mecanismo.

As novidades anunciadas agora modificam a interface do serviço. As fotos aparecerão diretamente, praticamente sem texto ao redor:

A rolagem será direta (quase como no concorrente), onde cada página listará até 1000 imagens. Em navegadores modernos e monitores de alta resolução as fotos terão miniaturas maiores. Um painel superior nas imagens aparecerá com informações do arquivo quando o usuário passar o mouse sobre a imagem.

A página de destino de cada imagem será mudada também, apresentando a imagem num tamanho maior. Por fim atalhos de teclado facilitarão a navegação, como as setas de direção.

O Google vem correndo para não deixar que o outro serviço ganhe mais popularidade. Segundo diversas pessoas que trabalham com SEO o Bing é bom nos EUA, e assusta mais o Google lá. O serviço da MS é ruim nos outros países por falta de investimento e vontade – qualquer um que tenta usar o Bing por aqui fica decepcionado, sem encontrar os resultados que geralmente o Google mostraria. Todavia a concorrência fez o grandão se mexer, alterando sua interface e até mesmo possibilitando o uso de imagem de fundo.

As atualizações no Google Images devem aparecer nas próximas semanas, aos poucos, inclusive nas versões localizadas (em vários idiomas). Sem dúvida isso tudo é bom, com as empresas disputando espaço os serviços melhoram 🙂

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X