Armagedom de patentes II e o crescimento do Android

Armagedom de patentes II e o crescimento do Android

Em mais um capítulo do armagedom de patentes que está assolando os fabricantes de smartphones com presença nos EUA, a NTP entrou com processos contra a Apple, Google, HTC, LG, Motorola e a Microsoft por violação de patentes.

A NTP detém uma patente com relação ao uso de e-mails em rede em fio que ela vem sucessivamente usado para extorquir dinheiro de diversas empresas. A maior vítima até agora foi a RIM, que perdeu um processo iniciado em 2001 e acabou sendo obrigada a pagar US$ 612 milhões. Este novo processo complica ainda mais a já estranha situação das patentes no mercado norte-americano, onde patent-trolls como a NTP possuem um poder desproporcional devido à forma equivocada como patentes são outorgadas.

Para os consumidores, a principal desvantagem é que os prejuízos e as complicações introduzidas pelos processos múltiplos tendem a prejudicar a competitividade das empresas envolvidas, que passam a gastar mais em advogados do que em engenheiros e projetistas.

Em outra notícia relacionada, temos uma recente pesquisa da ComScore, que mostra um novo crescimento na adoção dos aparelhos com o Android, que ao que tudo indica se tornará a plataforma dominante nos próximos anos, roubando principalmente espaço dos aparelhos com o Symbian e dos Feature Phones. O Android já responde por 13% do total de aparelhos em uso nos EUA, que é uma taxa de adoção surpreendente considerando que os primeiros aparelhos chegaram ao mercado a menos de dois anos atrás.

Embora ainda existam muitos problemas a resolver, a começar pelas diferenças de implementação adotadas pelos diferentes fabricantes e a ameaça de fragmentação na base de código e problemas de compatibilidade entre diferentes aparelhos, o Android vem se mostrando uma plataforma bastante robusta, oferecendo muitas das vantagens técnicas antes disponíveis apenas no iPhone (como o uso de uma interface touch amigável e a presença de uma loja de aplicativos com um grande volume de títulos), porém sem muitas desvantagens.

Embora ainda existe pouca disponibilidade de aparelhos com o Android no Brasil, já é possível encontrar alguns aparelhos usados nos sites de leilão na cada dos 600 reais, e até alguns china-phones acessíveis equipados com ele. O maior obstáculo por enquanto é a quase obrigatoriedade de adotar um plano 3G pós-pago, já que 90% da utilidade do sistema gira em torno da conexão 3G.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X