WiGig é lançado, e agora conta com apoio da Wi-Fi Alliance

WiGig é lançado, e agora conta com apoio da Wi-Fi Alliance

Há cinco meses anunciamos aqui no GDH que a especificação WiGig havia estava quase sendo finalizada, prometendo Wi-Fi de 7 Gbps, além de conexões HDMI e DisplayPort sem fios. Desde lá, a organização WiGig Alliance trabalhou bastante para anunciar que a especificação está completa e disponível, e que agora este possui um logotipo e um programa de certificação, depois de parceria com a Wi-Fi Alliance.

Segundo o anúncio oficial, os membros da aliança agora podem iniciar o desenvolvimento de produtos sem fio que utilizem s frequência não licenciada de 60 GHz para fornecer comunicações wireless em velocidades “multi-gigabit”. A aliança ainda lembra que não é necessário o pagamento de royalties ou taxas para o uso o WiGig, o que encorajará os fabricantes a utilizarem a novidade.

O grupo ainda não possui informações precisas de quando chegarão produtos com a nova tecnologia, apenas afirmando que a especificação está estável desde dezembro, e que as fabricantes que utilização o padrão começarão a falar sobre seus novos produtos no próximo ano. Vale lembrar que os futuros dispositivos com o WiGig virão para substituir os compatíveis com apenas as atuais velocidades Wi-Fi.

Por outro lado, a aliança Wi-Fi firmou um compromisso com o desenvolvimento de uma “próxima geração (…) de um programa de certificação que suporte a operação Wi-Fi na frequência de 60 Hz”. As duas organizações esperam que grande parte dos novos dispositivos, mas não todos, tenham compatibilidade com os padrões de 2,4 GHz e 5 GHz; a certificação permitirá com que esta transição seja suave. O alcance do WiGig é de somente 10 a 20 metros, significando que ser capaz de “cair” para uma frequência Wi-Fi convencional, de maior alcance, seja um ótimo benefício.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X