WiGig conclui especificações de rede wireless de 7Gbps

Por:

O grupo Wireless Gigabit Alliance anunciou que concluiu as especificações da primeria forma unificada de redes wireless multi-gigabit, que usa frequencia de 60 GHz e pode alcançar em curta distância velocidade de até 7 Gbps (aproximadamente 900 MB/s, quase 1 GB por segundo). É mais que dez vezes a velocidade do padrão 802.11n atual, e passa longe do 802.11ac de 1 Gbps que está sendo trabalhado por outro grupo.

O projeto está aberto para revisão dos membros do grupo, são 30 grandes empresas, destacando Nvidia, AMD, Intel, SK Telecom, TMC, Atheros, Broadcom, Dell, LG, Marvell, Microsoft, NEC, Nokia, Panasonic, Realtek, Ralink, Samsung, Texas Instruments, Toshiba, entre outras.

O WiGig pretende ser compatível com o 802.11n. Se possível, a rede funcionará com o WiGig. Ao afastar os dispositivos de forma que o alcance comprometa a velocidade ou intensidade do sinal, ocorre um chaveamento para o 802.11n sem precisar refazer a autenticação. O sistema de criptografia dele é compatível com o WPA2.

Segundo o grupo, a nova tecnologia não tornará os notebooks mais caros nem menos móveis. O consumo de energia praticamente não muda, nem o custo de fabricação dos componentes em larga escala.

Uma rede sem fio tão rápida assim ajudará não apenas para ligar computadores em rede ou compartilhar a conexão, mas poderá ser usada por toda sorte de dispositivos – incluindo transmissão de dados de HDMI e DisplayPort, facilitando o uso de monitores wireless. Além de ser possível o uso em telefones, dispositivos de áudio e vídeo, etc.

A Wi-Fi Alliance é independente da WiGig Alliance, mas se comunicam bastante. Segundo representantes da WiGig, a Wi-Fi Alliance é focada mais na certificação, enquanto a WiGig Alliance foca no desenvolvimento das especificações. Elas se complementam, e é possível que a Wi-Fi Alliance certifique dispositivos para o uso da rede WiGig.

Fonte: Tech Report

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X