Chrome não exibirá mais o http:// na barra de endereços

Por:

O protocolo HTTP é tão usado na internet que as pessoas se acostumaram a ignorá-lo, e não é de hoje. Os sites em geral são divulgados diretamente pelo domínio, como www.hardware.com.br ou guiadohardware.net, omitindo até o famoso www (o que não funciona para todos os sites, mas na maioria sim). Por mais que as pessoas não precisem digitar o http:// ele está lá fazendo parte do sistema, sem o qual não seria possível identificar o protocolo a ser usado para acessar o recurso no servidor. Mas o http:// sempre foi exibido nos navegadores, ocupando um espaço de certa forma desnecessário. Isso deverá mudar com as próximas versões do Chrome.

O Chrome do canal Dev (versão instável, atualizada frequentemente) já traz isso como novidade: ele oculta o http:// na barra de endereço, exibindo apenas o domínio do site e o caminho da URL. Muita gente vai estranhar e talvez até não gostar disso, mas para os usuários leigos vai facilitar, já que é a remoção de algo que tinha na barra de endereço mas não sabiam para que servia.

Ao acessar páginas seguras o https:// deverá ser exibido normalmente, o ftp:// também.

A questão é simples mas gera um pouco de polêmica. Vários locais exigem o http://, por exemplo, para que algum site ou gerenciador de conteúdo torne os links “clicáveis”. Tirar isso do navegador vai acostumar os mais leigos a nunca mais usar http:// antes das URLs, criando um hábito um pouco prejudicial.

Além dessa mudança outro destaque do Chrome do canal dev (disponível já há alguns dias) é o Flash integrado. A estrelinha dos favoritos foi movida para a direita (como é no Firefox), e no lugar dela fica o botão atualizar.

O download pode ser feito ao acessar o canal dev. Como não é uma versão estável, está em constante desenvolvimento e os recursos são pouco testados, não é recomendável a todos a mudança para o canal dev.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X