Intel disponibilizará CPU de 48 núcleos neste trimestre

Intel disponibilizará CPU de 48 núcleos neste trimestre

O que antes era um mero conceito, se transformou em um produto. A Intel anunciou que disponibilizará um número limitado de processadores de 48 núcleos a alguns institutos de pesquisa selecionados (como universidades) até o final deste trimestre. Estes processadores fazem parte de um projeto de pesquisa chamado “Tera-scale” da Intel, e não serão vendidos comercialmente. O foco do programa é alocar o maior número possível de núcleos em um único encapsulamento para permitir computação rápida em dispositivos que variam desde celulares a grandes servidores.

Segundo uma notícia anterior sobre o chip, o processador é “chamado de “single-chip cloud computer”, ou “computador em nuvem de chip único” (em uma tradução ‘porca’), e carrega 48 núcleos x86 “totalmente programáveis”, em um único encapsulamento. O chip também possui “rede de alta velocidade integrada”, e tecnologias que permitem a todos os 48 núcleos trabalharem com a maior eficiência energética possível. O chip-conceito foi feito com a mesma técnica de produção de 45 nanômetros que os processadores Core, segundo a empresa tendo TDP de no máximo 125 Watts, mas podendo chegar ao mínimo de 25 Watts no consumo de energia. Vale lembrar que um quad-core e eight-thread Core i7 possui TDP de 130 Watts. Segundo a Intel, o baixo consumo se deve especialmente à rede de alta velocidade que liga os 48 núcleos, permitindo o compartilhamento eficiente de informações e dados.”

A CPU de 48 núcleos opera na mesma frequência dos chips baseados no Atom, segundo Christopher Anderson, um engenheiro dos laboratórios da Intel. Os últimos Intel Atom são eficientes em termos de consumo de energia, são focados para netbooks e pequenos computadores, e rodam a um clock entre 1.66 GHz e 1.83 GHz. O chip de 48 núcleos, baseado na mesma arquitetura, poderá ser a alavanca para um aumento de velocidade nos computadores atuais, segundo Anderson.

img

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X