Intel anuncia futurístico processador de 48 núcleos

Intel anuncia futurístico processador de 48 núcleos

A Intel anunciou um novo processador-conceito chamado de “single-chip cloud computer”, ou “computador em nuvem de chip único” (em uma tradução ‘porca’), que carrega 48 núcleos x86 “totalmente programáveis”, em um único encapsulamento. O chip também possui “rede de alta velocidade integrada”, e tecnologias que permitem a todos os 48 núcleos trabalharem com a maior eficiência energética possível.

O chip foi feito com a mesma técnica de produção de 45 nanômetros que os processadores Core, segundo a empresa tendo TDP de no máximo 125 Watts, mas podendo chegar ao mínimo de 25 Watts no consumo de energia. Vale lembrar que um quad-core e eight-thread Core i7 possui TDP de 130 Watts.

Segundo a Intel, o baixo consumo se deve especialmente à rede de alta velocidade que liga os 48 núcleos, permitindo o compartilhamento eficiente de informações e dados. Isso permite então uma melhoria significativa no modelo de datacenters atual: ao invés de caminharem metros ao outro computador, os pacotes de dados trafegam milímetros entre os núcleos.

A empresa espera que produtos futuros baseados neste tipo de projeto permitam que sejam construídas “novas aplicações e interfaces homem-máquina”. O anúncio da Intel ainda vai mais longe: o chip permitirá que o pensamento controle os computadores. Para estimular as inovações, a Intel planeja distribuir centenas de protótipos de seu “single-chip cloud computer” para parceiros da indústria e das universidades. Sem cronogramas.

img

Anúncio oficial:

http://www.intel.com/pressroom/archive/releases/2009/20091202comp_sm.htm

Fonte:

http://techreport.com/discussions.x/18066

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X