Modo XP do Windows 7 agora não precisa de Intel-VT/AMD-V

Por:

As novas versões do Virtual PC serviram de base para o “Modo XP“, um recurso para Windows 7 que permite rodar aplicativos numa máquina virtual da Microsoft. Ele permite rodar programas no Windows XP dentro do Windows 7, já fornecendo uma licença e toda uma instalação pré-configurada do XP, sendo uma saída para programas antigos que insistem em não rodar bem no 7. Não é nada mais nada menos que uma máquina virtual com Windows XP rodando de forma integrada com o sistema, onde o desktop fica oculto e os programas rodam de forma aparentemente nativa (o VirtualBox tem isso também, ou quase, com o modo Seamless). O ruim do Modo XP é que o programa exige virtualização por hardware, um recurso não disponível em todos os processadores – seja por questões de tecnologia e data de fabricação ou por serem versões de baixo custo, capadas. E mesmo quando disponível pode causar confusão entre usuários mais leigos, já que precisa estar ativado no BIOS.

Hoje a Microsoft anunciou uma atualização que remove essa barreira. O XP Mode funcionará mesmo sem Intel-VT ou AMD-V. Claro, o sistema dará preferência para as funções otimizadas caso presentes, mas poderá funcionar sem elas.

Isso dá uma força a mais para quem gosta do Modo XP e do Virtual PC. Segundo divulgado pela MS ela pretende atender dessa forma pequenas e médias empresas, que tenham estações de trabalho sem um processador com recurso de virtualização via hardware.

Download da atualização: para Windows 7 de 32-bit e 64-bit aqui.

Vale lembrar que apenas as edições Professional, Ultimate ou Enterprise do Windows 7 podem rodar o Modo XP. O download também só é liberado para versões originais.

Quem não pode, não gosta ou não quer rodar o “Modo XP”, pode continuar usando soluções de virtualização de terceiros, caso do VirtualBox, VMware, entre outros. Geralmente eles rodam sem requerer virtualização por hardware desde que você instale um sistema de 32-bit como guest (na máquina virtual). Porém o Modo XP inclui uma licença gratuita do Windows XP, que pode ser vista como um atrativo – já que ao usar os outros programas você precisa da licença do XP que irá rodar na máquina virtual.

Veja o anúncio no Blog do Windows

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X