Em 2009, um terço dos netbooks vendidos são com Linux

Durante esse meio tempo em que os netbooks se tornaram um sucesso, vimos várias notícias sobre a ascensão do Linux neste mercado. E, para não deixar ninguém na dúvida, tanto a ABI Research quanto a Dell confirmaram: cerca de um terço desses computadores atualmente estão sendo vendidos com Linux pré-instalado. Claro, isso totalizando o mundo todo.

Segundo a ABI Research, do total de 35 milhões de netbooks que serão vendidos neste ano, no mundo todo, 11 milhões serão vendidos com alguma distribuição Linux pré-instalada. Vale lembrar que nesta pesquisa não há a inclusão dos sistemas que são vendidos com o Windows pré-instalado e removido após a compra, para posterior instalação do Linux, e vice-versa, e sim os sistemas que saem de fábrica com determinado sistema.

Este resultado da ABI é similar ao dado pelo Todd Finch, da Dell, em agosto deste ano, onde afirmou que cerca de um terço dos netbooks vendidos são com o Linux pré-instalado. Não obstante, Todd afirmou que tais netbooks possuem a mesma taxa de retorno que os vendidos com Windows. Isso não corrobora com a estatística da Microsoft, que afirma que 93% dos netbooks são vendidos com Windows.

A ABI ainda afirma que a chegada dos netbooks com processador ARM vão empurrar as vendas dos netbooks com Linux, chegando a ultrapassar o Windows por volta de 2013. De acordo com Jeffrey Orr, da empresa, neste ano os ARM só colaboraram para 4% da fatia, e 2010 será o ano de sucesso desta arquitetura:

“Este ano, os netbooks baseados na arquitetura ARM só vão representar em torno de quatro porcento do total de unidades. Estimamos que o Intel Atom estará presente em 90% dos netbooks vendidos neste ano, e os outros seis porcento serão baseados em outros processadores x86, como os da VIA”, afirma Orr. “Apesar disso, muitos netbooks serão vendidos no ano que vem com processadores baseados no ARM Cortex-A8, e dentre eles estamos contando o nVidia Tegra e o Qualcomm Snapdragon, que são basicamente arquiteturas Cortex-A8.”

Fontes:

http://www.osnews.com/story/22587/One_Third_of_Netbooks_Ship_with_Linux

http://www.desktoplinux.com/news/NS5114054156.html

Pesquisa:

http://www.abiresearch.com/research/1003389

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X