Em 2009, um terço dos netbooks vendidos são com LinuxDurante esse meio tempo em que os netbooks se tornaram um sucesso, vimos várias notícias sobre a ascensão do Linux neste mercado. E, para não deixar ninguém na dúvida, tanto a ABI Research quanto a Dell confirmaram: cerca de um terço desses computadores atualmente estão sendo vendidos com Linux pré-instalado... Leia a notícia completa: https://www.hardware.com.br/noticias/2009-12/4B1EC420.html
Instalado mal e porcamente (muitas vezes sem drivers e com teclado não configurado). Isso está longe do que eu quero ver do linux. Gostaria de ver o linux num outro cenário... Principalmente aos olhos dos users leigos.
Uma outra pesquisa independente tinha mostrado que dos Notebooks vendidos com Linux 70% era migrado para Windows porque o usuário queria o mesmo sistema que rodava nos Desktop e em outra pesquisa dizia que 63% de quem compra Netbook não sabia que ele supostamente não era para ser usado como sistema principal em substituição a um Notebook ou a um desktop. Minha irmã mesmo tá me irritando para ir com ela na Fnac para ela comprar um notebook, mostrei que com o dinheiro que ela tem dá para comprar só um netbook, mas ela nem sabe o que é, e achou bonitinho porque é pequeno, mostrei para ela um Core 2 duo pelo mesmo valor no Mercado Livre, mas ela não quer porque é usado, fazer o que? Amanha vamos lá para ela comprar um Lenovo.
Interessante essa sua informação foca, seria bom vc postar a fonte tbm, mas acredito que está incorreta, acredito que o valor é maior, a grande maioria muda de sistema ou compra o com Linux só pq o preço é menor devido a licença, e depois bota o pirata. Aqui onde moro as lojas até já vendem ele com o Win pirata pra arrumar mais clientes.
Além de não perceberem a diferença de um desktop pra um note, e de um note para um net, miuta gente não percebe a diferença deles nem mesmo para um celular. É obvio que as distros linux são usadas como zumbi para não vender o PC sem SO.
Linux tinha bastante participação quando essa onda de netbooks começou, mas hoje em dia a imensa maioria dessas máquinas é vendida com Windows mesmo. E concordando com o link do foca basta dar uma passeada na loja online de qualquer grande magazine pra ver que a maioria vem com Windows pré instalado, pelo menos aqui no Brasil.
Quanto à 70% de troca, acho um pouco difícil, já que a maioria dos netbooks nem tem drive de CD. No Brasil pode ser por aí, devido à pirataria, mas eu não acho que alguém compre um netbook e depois uma licença do Win (custa quase tanto quanto o net...). Quanto aos 95% de mercado do Windows em netbooks, isso foi afirmado em uma pesquisa da Microsoft, então não é um resultado muito imparcial .
Um dos grandes problemas que o Linux encontrava no passado era a falta de compatibilidade com o hardware. Hoje, com o Linux vindo instalado de fábrica, os montadores dão prioridade para o hardware compatível com o sistema (placas de som, áudio, vídeo, webcam, etc). Mesmo que o comprador do netbook, notebook ou pc venha a substituir o sistema Linux pelo Windows, do ponto de vista de um entusiasta do software livre, isso é irrelevante em um primeiro momento. O que importa é que o Linux está vindo instalado, dando a chance de ser visto e testado.
Por isso que a M$ quer acabar com o termo Netbook, vende com linux, depois ainda retiram esse sitema e poe um windows pirata. Tem netbook que vem com windows CE, prova que a M$ não investe nesse tipo de computador, e está sendo prejudicada por isso.
Sem duvida alguma qdo alguem me pergunta sobre a compra de um netbook indico com linux ... Porque? Aki mesmo no GdH saiu uma materia sobre os netbooks q vinham com XP nao terem 2GB de memoria. Agora se depois vao ou nao detonar o linux pra por windows, lavo minhas maos. Alias os fabricantes ja fazem de proposito ... ter dois OS, um no desk e outro no net, ja eh complicado por conta dos programas e/ou compatibilidades. Pra piorar a migraçao win --> linux costuma enfrentar resistencias. Some-se a isso o fato do linux nao ser voltado ao usuario domestico tanto qto o windows. Por fim colocam um linux capenga q pede pra ser substituido ... ai eh o fim da picada. Pow nem mesmo sendo free o linux eh usado de forma digna, pq eles nao vendem logo sem OS, assim nao causava ma impressao.
Ja esclarecendo a complicaçao: quem pirateia win vai piratear office (entre outros), entao nao vai querer usar broffice nos dois, por exemplo. O raciocinio se aplica aos demais programas.
Fabricante se importando com o SO que vai na maquina? Só se isto influenciar na venda. No caso influencia a distribuição ter o custo R$0. Todo mundo sabe que é assim que funciona. Para quem vende é bem melhor colocar um Windows 7, mesmo que seja uma versão bem porca, vai vender bem mais sim. Supondo que se fizesse o teste apresentando ao mercado dois netbooks de mesma configuração e preço, sendo linux e windows. Quem venderia mais? Obvio. Uso linux no trabalho, em todos os meus servidores, estimulo o uso na empresa, mas não vou fantasiar argumentos de uso frente ao mercado. Não existe. Falta muita estrada ainda para de chegar a esse ponto.
Aí que está a questão: o Windows não é de graça. Para vender pelo mesmo preço, o fabricante teria que reduzir a sua própria margem de lucro.
Não vejo o linux como "a opção ao windows" nos netbooks, vejo como a opção ao valor do windows, tem netbooks por menos de R$ 700 (até menos) uma licença de windows 7 utimate é quase esse valor, o linux para mim é "o provisório", troque assim que comprar, eu não vou vender a licença junto e não quero saber como conseguirá. Já vi computadores (bons, Phenom, 4 Gb de ram, 250 HD) vindo com FreeDOS, não criticando esse sistema operacional, que é muito bom, até melhor que o DOS normal, por ser igual e grátis, o linux é o provisório, mas demora para instalar, poe o FreeDOS que em menos de 2 minutos instala.
Sim, esse é exatamente o objetivo de muitas distros de netbooks, mas acho que estão esquecendo o Moblin da Intel e o futuro Chrome OS do Google (quando sair o definitivo). Essas duas empresas não estão gastando todo esse dinheiro à toa, tem um objetivo mesmo.
O preço do windows para netbook não tem influencia importante no preço, nem para desktop. Windows é caro comprado em loja de shopping e na versão box, e ultimate, versões mais simples como premium (OEM) é baratinha e fica mais baratinha ainda quando é comprado por montador de maquinas ou nets, acredito que algo em torno ou menos de 100,00. O que acho extremamente estranho é a comunidade linux permitir que empresa se enriqueçam as custas de um Free permitindo que maquinas de marca sejam vendidas oficialamente com impostos e todas as taxas de mercado e não seja pago nem um royalte a seus desenvolvedores, não consigo compreender isso apesar de saber de toda a filosofia empregada...
bom, meu netbook, no dia que chegou, tirei o vista que veio nele e coloquei o linux. nem chegei a usar o vista que rodava bem nele, mas comprei pra por linux. o lance é que tanto faz, quem compra um micro joga la o OS que gosta e fim de problema. mas nao da pra negar que a cada dia a comunidade linux cresce mais. []'s
O meu asus 1101ha veio com windows xp home sp3 que imediatamente recebeu o ubuntu karmic 9.10 e logo depois o google chromium. Um amigo meu seguiu pelo mesmo caminho. Só instalei o seven nele porque o driver DXVA roda nativamente nele e eu poderia rodar vídeos em 1080p acelerado por hardware, porém o uso principal ocorre com o ubuntu karmic.