Melhorias no sistema de buscas do Google

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Melhorias no sistema de buscas do Google

O Google colocou em prática nos últimos dias diversas pequenas melhorias no seu serviço de pesquisas, algumas já disponíveis anteriormente em estado de “testes”.

Uma mudança levemente visual foi a home, apresentando-se mais minimalista apenas com o logo, campo de busca e botões – até o usuário mover o cursor do mouse.

Ao buscar por um termo que tenha resultados de imagens relevantes, serão apresentadas algumas miniaturas com uma disposição no estilo de uma revista:

google images

O visual agrupa as imagens aproveitando melhor o espaço.

A correção automática (ou sugestão de correção automática) dos termos pesquisados está um pouco mais ágil, exibindo resultados diretamente daquilo que o sistema acha que está certo. Ao digitar, por exemplo, “maimi restaurants”, o Google já exibirá resultados para “miami restaurants”. Pelo visto a mudança ainda não foi aplicada para todos os termos e locais, pois por aqui aparentemente não mudou nada – ele exibe uns poucos resultados para o termo corrigido, e o restante para o pesquisado, como já faz há algum tempo.

Agora expandiram a busca personalizada para o mundo todo, em mais de 40 idiomas. A busca personalizada pode apresentar resultados de busca diferentes para cada pessoa, em determinada situação. Ela já ficava ativa para quem estivesse logado na conta Google com a opção de Histórico da Web ativada. Agora não é mais necessário estar logado, a busca personalizada funcionará usando um cookie de identificação. Os resultados exibidos serão baseados no histórico de pesquisas do usuário nos últimos 180 dias (a menos que limpe os cookies, é claro). Isso pode apresentar um site que o usuário acesse mais antes dos outros, na página dos resultados.

Esse ponto é mal visto por boa parte dos webmasters e blogueiros, já que não bastará pesquisar pelo nome do seu site ou tema no Google para verificar a posição. Será necessário fazer isso com o navegador “limpo”, sem estar logado na conta Google (o que já era preciso, devido o histórico de pesquisas) e sem cookies do buscador. Ainda assim isso não refletirá a maioria das instalações de usuários domésticos, que nunca limpam cookies – ou nem sabem o que é isso. Fica cada vez mais difícil saber a posição exata do seu site no Google na prática. A posição é exibida para o dono do site no Webmaster Tools, mas como irá variar nos computadores dos usuários, pode acabar não ajudando muito. Quem sabe os resultados melhorem realmente com o tempo, limpando um pouco o “SPAM” que tantos sites pregam para aparecerem em primeiro, mesmo sem conteúdo relevante.

Falando em webmasters, uma novidade no WebMasters Tools do Google é a exibição do tempo de carregamento das suas páginas. Muita gente já verifica isso usando plugins ou ferramentas de terceiros, mas é interessante ver um comparativo a mais, ainda mais pelos olhos do Google. Para verificar, basta ter um site cadastrado há algum tempo no WebMaster Tools e ir em Google Labs > Desempenho do site.

tempo busca

Os resultados são coletados de usuários da Google Toolbar que concordaram com a política. Isso dá uma idéia um pouco mais geral de quanto tempo, em média, as pessoas precisam esperar para seu site carregar.

Entre outras coisas estão opções de busca em mais linguagens no painel Opções de Busca; tradução de pesquisa sugerida automaticamente em outros idiomas; e tags de região próximas a resultados, possibilitando localizar facilmente conteúdo referente a algum país mas que pode não interessar a outros.

A coluna esquerda, que deverá ser colorida e aprimorada em breve, já está funcionando desde maio. Para acesso a ela o usuário deve clicar em “Mais opções” na página dos resultados de pesquisa. Uma opção interessante disponível na barra é o filtro da data em que a página foi indexada, sendo bastante útil ao procurar por notícias, para evitar ver matérias antigas que não interessam. Pelo que parece a barra lateral será fixa no futuro.

Veja o post original com as novidades no Blog do Google:

http://googleblog.blogspot.com/2009/12/this-week-in-search-12409.html

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