Intel desiste do Larrabee para consumidores finais

Por:

A Intel vinha trabalhando desde 2007 num projeto de controlador de vídeo (Larrabee), para competir pela primeira vez com a Nvidia e ATI (esta da concorrente AMD). Sendo uma gigante do ramo de processadores, não parece que seria difícil ela conseguir algo atrativo – até mesmo com um impulso pelo nome que tem no mercado. A solução era esperada para 2010, apesar de nunca ter tido um cronograma decisivo.

Mas Nick Knuppfler, representante da empresa, afirmou o cancelamento da plataforma para usuários finais. A Intel não lançará o projeto no mercado concorrendo com placas de vídeo de médio/alto desempenho como as conhecemos hoje.

Há um porém, pelo menos por enquanto os estudos não foram totalmente abandonados: o Larrabee continuará sendo estudado para projetos internos ou dispositivos específicos em parcerias com alguns fabricantes.

O real motivo da decisão não se sabe. Pode ser medo de entrar num mercado e cometer um desastre em desempenho, especialmente para os jogos atuais (a Intel não quer repetir a história do Pentium 4). A Nvidia e ATI têm placas potentes mas estão evoluindo ano a ano; por mais poder de fogo que os processadores da Intel tenham, ela não tem lá uma boa experiência ao lidar com gráficos. Se tivesse, provavelmente seus chipsets onboard seriam melhores. Mas até aí são apenas suposições, vale esperar algum outro anúncio, talvez só em 2010 agora.

Pelo visto é mais fácil a Nvidia lançar um processador x86 (o que ela nega por enquanto) do que a Intel lançar uma solução de vídeo boa.

Via PC Perspective, AnandTech e SlashDot.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X