Cenzic afirma: Firefox é o navegador mais vulnerável

Cenzic afirma: Firefox é o navegador mais vulnerável
Um estudo feito pela empresa Cenzic revelou que o Firefox é o navegador mais vulnerável da atualidade. Aproximadamente 44% dos 3100 exploits monitorados pelos pesquisadores atacaram o navegador, enquanto isso 15% deles apenas funcionaram no Internet Explorer. O Safari está “coladinho” com o Firefox, com 35% dos exploits afetando na plataforma. Já o Opera, principalmente devido ao seu mercado tímido, teve uma fatia de somente 6% de riscos.

A grande porcentagem relativa ao Safari se deve especialmente à inclusão da versão “mobile” do navegador no iPhone e iPod Touch, fazendo com que houvesse um grande aumento no número de exploits funcionais para o Safari como um todo. Os “jailbreakes” para os dispositivos da Apple, em alguns casos, acabam contribuindo para o fato. Algums dos exploits pararam de funcionar somente na atualização 3.1 do iPhone OS.

De todos os tipos de ataques testados, as “injeções” SQL são a mais comuns, a 25%, enquanto o scripts cross-site ficaram com 17%, phishing com 14% e 12% ficando para os ataques via servidores “malignos”.

Entretanto, isso não leva aos mais entusiastas e baixarem a bandeira do Firefox ser o navegador mais seguro. Estes argumentam (e muito bem) que a raposa possui uma agilidade muito maior em descobrir um erro e corrigi-lo, enquanto em outros navegadores vários bugs são desconhecidos, pois seus códigos ficam na ‘obscuridade’. Isso acontecia com o Internet Explorer, que foi amplamente criticado no passado pelas ferramentas como o ActiveX, que muitas vezes era uma fonte de acesso direto de sites maliciosos ao PC do usuário.

img

Veja a pesquisa em [PDF]:

http://www.cenzic.com/downloads/Cenzic_AppSecTrends_Q1-Q2-2009.pdf

Fonte:

http://www.electronista.com/articles/09/11/11/study.says.firefox.44.of.web.exploits/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X