Adobe Flash 10.1: aceleração via GPU, e beta ainda neste ano

Os dias atuais, em que ver vídeos no YouTube acarreta grande utilização da CPU, estão com os dias contados. Depois de um misterioso vídeo de demonstração, a Adobe finalmente anunciou uma nova versão do Flash, a 10.1, que traz um recurso tão esperado: usar o hardware dedicado aos gráficos (ou seja, seu chipset de vídeo) para acelerar a renderização dos vídeos e animações – inclusive em smarphones.

Um beta público do novo Flash Player será lançado ainda este ano, para Windows, Mac OS X e Linux, além do Windows Mobile e Palm webOS. Usuários do Google Android e Symbian terão a versão beta somente no início do próximo ano, e a versão final de todas as plataformas será disponibilizada ainda no primeiro semestre de 2010.

E o iPhone? A Adobe disse que, embora haja um trabalho duro de sua equipe, a Apple não vem colaborando em nada para o plugin funcionar em sua plataforma, e sem o aumento de cooperação, será impossível uma versão para o iPhone OS.

A Nvidia, que possui um acordo com o pessoal da Adobe justamente para a aceleração via GPU, fez um anúncio próprio, frisando o fato que as duas estão juntas e que isso é parte do projeto “Open Screen Project” para ativar a aceleração nos chips gráficos GeForce, Ion e Tegra – ou seja, teremos o recurso desde desktops, até notebooks e portáteis menores, como smartphones.

Fontes:

http://techreport.com/discussions.x/17702

http://www.electronista.com/articles/09/10/05/adobe.u…

Anúncios oficiais:

http://www.adobe.com/aboutadobe/pressroom/pressre…

http://www.nvidia.com/object/io_1254722910215.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X