WebKit começa a implementar suporte a WebGL

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O grupo Khronos trabalha no desenvolvimento do padrão WebGL, que traz acelereação gráfica via hardware para os sites da web. É o mesmo grupo por trás das especificações do OpenGL e OpenCL. Os navegadores baseados em WebKit poderão ser os primeiros a se beneficiarem das novas possibilidades (pelo menos se os outros não correrem).

Os sites poderão renderizar conteúdo gráfico com comandos mais simples, abusando do elemento canvas do HTML 5.

Na última semana o motor WebKit, usado pelo Safari e Chrome, começou a implementar um suporte inicial a WebGL, no estado em que se encontra.

Jogos via web mais poderosos poderiam aparecer no futuro. Além de ser um trunfo para a Apple, que poderá esperar ainda mais popularidade do iPhone – já que o navegador dele também é baseado no WebKit.

Veja uma demonstração:

A capacidade de renderização nativa do navegador é impressionante.

Há um pouco mais nesse blog:

http://blog.wolfire.com/2009/09/preview-of-webkits-webgl-canvas3d/

É claro, a tecnologia ainda não está pronta para ser usada e pode levar um tempo razoável para se tornar popular. De certa forma poderemos ver mais um “concorrente” para o Flash, tanto na criação de animações em logotipos como em sites interativos.

Via SlashDot

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