Khronos prepara padrão de aceleração 3D para a Web

Depois de anunciar o OpenGL 3.2 e dar mais detalhes sobre o OpenCL, a organização disse estar trabalhando em aceleração 3D para a Web. O grupo de trabalho foi renomeado para WebGL, e está desenvolvendo códigos JavaScript para o OpenGL ES 2.0, para ativar belos gráficos 3D dentro de um navegador, em qualquer plataforma que suporte os padrões gráficos OpenGL ou OpenGL ES. Essa tecnologia também tirará proveito da especificação HTML 5.

Como o WebGL trabalhará com o OpenGL ou OpenGL ES, deverá funcionar tanto em computadores convencionais quanto em dispositivos portáteis, como o iPhone 3G S. O presidente da Khronos, Neil Trevett, disse que não deseja falar sobre os planos da Apple, contudo a especificação será perfeitamente possível de ser adotada no iPhone, se Apple quiser.

O grupo de trabalho WebGL tem como parceiros neste momento a AMD, Ericsson, Google, Mozilla, Nvidia e Opera. Isso sugere que veremos em breve implementações nativas nos navegadores Chrome, Firefox e Opera. A Microsoft não é um membro do grupo Khronos, mas Neil afirmou que o grupo irá incentivar a empresa a adotar o HTML 5 e WebGL no Internet Explorer.

Neil também disse que o grupo está tendo bons resultados e progresso, e as primeiras implementações devem aparecer no próximo ano. Questionado sobre os tipos de aplicativos que poderão usufruir do WebGl, Neil afirmou que o grupo Khronos precisa esperar por protótipos antes de ter uma “boa sensação de quão complexo pode ser o aplicativo programado em JavaScript”. Desde já, é bom adiantar que poderemos ver nos navegadores, jogos com gráficos 3D tão bons quanto os nativos.

Fonte:

http://techreport.com/discussions.x/17351

Anúncio oficial:

http://www.khronos.org/news/press/releases/khronos-webgl-initiative-hardware-accelerated-3d-graphics-internet/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X