Nvidia: em 2015, GPUs com 5000 unidades shader, e em 11 nm

O cientista-chefe da Nvidia, William Dally, disse durante a Design Automation Conference que, no intuito de continuar a rápida evolução dos processadores gráficos (GPUs), a Nvidia e outras empresas necessitarão de novas ferramentas EDA (“electronic design automation”) que otimizem o consumo de energia e melhorem a eficiência do design. Dally também fez várias referências ao futuro das GPUs.

Segundo ele, ferramentas mais avançadas são necessárias para ativar a exploração do consumo e análise dos níveis de arquitetura, alegando ainda que a interconexão é um fator dominante no consumo de energia. Para ter sucesso, a indústria de semicondutores precisa de ferramentas CAD (“computer aided design”) que permitam um design de alto padrão, bem como novas arquiteturas.

Dally ainda que os processadores gráficos continuarão progredindo rapidamente nos próximos anos, e acredita que em 2015 os chips gráficos terão 5000 unidades shader unificadas (processadores stream), poder de computação de 20 Teraflops, fabricação a 11 nanômetros, frequência de operação a 3 GHz e banda de memória de 1.2 TB/s. A efeito de comparação, a GeForce GTX 285 (G200b), atual topo de linha da Nvidia, possui 240 unidades shader unificadas, enquanto a ATI HD 4890 (RV790), a mais parruda da AMD, possui 160 unidades SIMD 5-way, ou 800 unidades shader unificadas.

Finalizando, William Dally disse que ferramentas EDA avançadas poderão permitir saltos de desempenho maiores do que aqueles proporcionados pela lei de Moore. Veremos.

Fontes:

http://xbitlabs.com/news/video/display/20090730072951_Nvidia_Chief_Scientist_11nm_Graphics_Chips_with_5000_Stream_Processors_Due_in_2015.html

http://www.eetimes.com/rss/showArticle.jhtml?articleID=218900011

http://techon.nikkeibp.co.jp/english/NEWS_EN/20090731/173702/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X