Sobre a (des)continuidade do Kurumin NG

Sobre a (des)continuidade do Kurumin NG

Em um tópico na sala do fórum, Jqueiroz e Carlos Morimoto esclareceram a descontinuidade do projeto Kurumin NG, que foi tema de discussão em diversos sites ao longo do dia.

Leia no: https://www.hardware.com.br/comunidade/projeto-continuidade/944469/

Atualização, linha do tempo da crise e desfecho: O projeto do Kurumin NG surgiu em março de 2008, como uma proposta de continuação do Kurumin 7, chefiada por Leandro Soares e acabou de maneira tumultuada.

– Em dezembro de 2008, Leandro Soares, mantenedor do Kurumin NG, anuncia no fórum interno de desenvolvimento “Tomei a decisão de parar pois a sensação que estou tendo é que sou obrigado a trabalhar no projeto“. O anúncio é postado apenas no grupo fechado de desenvolvimento do Kurumin NG, sem ser levado a público, o que mais tarde causa protestos entre os usuários.

– Em janeiro de 2009 é criado um tópico no fórum oficial questionando a continuidade da distribuição. Até o momento, nenhum anúncio foi feito.

– Em um tópico antigo, com o anúncio do encerramento do Kurumin 7, Henrique – RJ questiona sobre a continuidade do Kurumin NG. Duas respostas de Carlos Morimoto, afirmando que o Kurumin NG havia sido “abandonado” com a saída do último desenvolvedor ativo são reproduzidas no tópico aberto anteriormente na sala do Kurumin NG.

– Publicado artigo do Marcos Elias, discutindo o tema: Chegou o fim do Kurumin NG?.

Post no Br-Linux leva a notícia a público.

– Artigo do MeioBit: Descanse em paz, Kurumin.

– Leandro Soares volta atrás no pronunciamento anterior e classifica os comentários como asneiras.

Novo post no Br-Linux leva as declarações a público, criando polêmica.

– Em entrevista ao MeioBit Leandro Soares declara que o projeto “Continua até que o mantenedor diga que acabou“.

– Jqueiroz e Carlos Morimoto publicam notas esclarecendo o status do projeto. A mensagem original de Leandro Soares é divulgada e é explicada a saída de Jqueiroz, o último colaborador ativo do projeto. Carlos Morimoto retira o apoio ao projeto e “encerra qualquer vínculo relacionado a ele“.

– Quatro horas após conceder a entrevista, Leandro Soares muda de idéia novamente e anuncia o encerramento do projeto: “Olá a todos, infelizmente terei que voltar atrás da minha decisão de continuar o projeto Kurumin NG, estou reconhecendo publicamente o meu erro em noticiar que o mesmo iria ser continuado e poucas horas depois anunciar que o mesmo acabou“.

– Artigo do MaxRaven: Dizer o que? Eu já sabia!?

– Artigo do Linux Essential: Fim definitivo do Kurumin NG

– Post no fórum do Kalango: A história se repete: Fim do Kurumin NG!

Post no BR-Linux sobre o anúncio final atrai um grande número de comentários.

– Post no fórum: O Fiasco do Projeto Kurumin NG

– A página do Kurumin 7 (o projeto original) é atualizada com um comentário final sobre a crise: “Entre março de 2008 e janeiro de 2009 foi feita uma desastrada tentativa de continuação por parte do Leandro Soares, que acabou ridicularizando o nome do projeto. Devido a isso, novas propostas de continuidade passaram a ser polidamente rejeitadas. Com o encerramento do projeto, recomendamos o uso de distribuições bem estabelecidas, como o Ubuntu, o Kubuntu e o Mandriva, além do próprio Debian estável, que pode ser usado de maneira bastante eficiente em desktops, depois de configurado.

distro

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X