Fujitsu lança monitor que consome zero Watt em stand-by

Fujitsu lança monitor que consome zero Watt em stand-by

A Fujitsu Siemens anunciou nesta quarta-feira o lançamento do primeiro monitor do mundo a consumir absolutamente nada de energia durante o modo stand-by, o que a companhia chama de “Eco mode”. Os dois monitores “SCENICVIEW ECO”, um de 20 polegadas (P20W-5 ECO) e outro de 22 polegadas (P22W-5 ECO), possuem uma fonte que automaticamente se desliga quando o monitor entra em modo de economia de energia. Isso faz com que a companhia afirme que o produto consuma zero Watt durante esse estado, em comparação com o gasto de 1 a 6 Watts dos monitores concorrentes.

O elemento ‘chaveador’ localizado na fonte é controlado pelo computador no qual o monitor está conectado: quando o último desliga, a fonte corta a eletricidade, e o monitor volta a ser ligado com um pulso elétrico a partir do PC. O recurso funciona tanto em saídas analógicas, quanto digitais.

O monitor também inclui características como altura e inclinação reguláveis, controle de brilho automaticamente ajustável de acordo com a luminosidade ambiente, e entradas HDMI. O brilho máximo do equipamento é de 300 cd/m2, o tempo de resposta é de 5 ms, e a resolução máxima é 1680×1050 pixels.

A novidade está disponível para vendas na Europa, parte da Ásia e África, com o modelo de 20 polegadas custando em torno de 620 dólares. Em setembro, a empresa lançará versões de 24 e 26 polegadas.

Ressalto que o que faz um monitor ou qualquer outro produto ser ecológico não é apenas uma característica, e sim a maioria; o simples fato de um equipamento eletrônico consumir menos energia não o torna ‘ecológico’, e sim mais amigo do meio ambiente. Se o monitor fosse feito mais de 90% em material reciclado (e não “reciclável” apenas), fosse durável, resistente, muito econômico (zero Watt em stand-by, e pouquíssimo ligado), tivesse um firmware bem inteligente, e não poluísse a natureza em seu processo de produção, aí sim, eu poderia afirmar depois de tudo isso ser comprovado, que se trata realmente de um “produto ecológico”.

img

img2

Fontes:

http://www.electronista.com/articles/08/08/13/pc.monitors.draw.no.power/

http://www.biosmagazine.co.uk/article_image.php?id=6331&imageid=13700#images

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X