American Airlines testa serviço de acesso em vôo via Wi-Fi

Uma notícia curiosa para começar o dia. A American Airlines testará hoje um serviço de acesso à web via Wi-Fi durante o voo em suas aeronaves, utilizando uma rede de dados via EVDO (a mesma tecnologia usada no Vivo Zap) para a transmissão de dados entre as estações em terra e as aeronaves e um conjunto de pontos de acesso instalados dentro do avião para oferecer acesso aos passageiros.

Durante a fase de testes, o serviço será oferecido de forma gratuita, mas o plano é passar a cobrar US$ 9.95 para voos com até 3 horas de duração e US$ 12.95 para voos mais longos assim que os testes forem concluídos. Existem ainda alguns detalhes que não foram esclarecidos, como por exemplo se as aeronaves passarão a oferecer tomadas para carregar os notebooks (o que me parece improvável) e sobre a velocidade do acesso, já que uma estação de transmissão em avião a mais de 10 mil metros de altitude, se movendo a 900 km/h e chaveando entre diferentes estações de transmissão em terra provavelmente terá dificuldades em manter uma boa velocidade de acesso, principalmente se considerarmos que o serviço será compartilhado entre todos os passageiros. Algumas informações preliminares é que o serviço priorizará o acesso à web e a leitura de e-mails, em detrimento a transmissão de grandes arquivos, áudio e vídeo e que o uso de serviços de voz sobre IP será dificultado “por todos os meios possíveis”, o que reforça a idéia de que o acesso será na verdade bastante lento.

Mesmo que a tecnologia faça sucesso entre os passageiros da American Airlines, é improvável que a tenhamos aqui no Brasil em um futuro próximo, por um motivo simples: os voos domésticos são muito mais curtos, com trechos de uma hora e meia ou menos, o que minimizaria o interesse e os potenciais ganhos das empresas aéreas.

Leia mais no : http://www.boingboing.net/2008/06/24/american-airlines-wi.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X