MEC investe em iniciativas usando Linux

O Ministério da Educação do Brasil, o MEC, está instalando Linux em seus laboratórios usados por mais de 52 milhões de estudantes, afirma o desenvolvedor do KDE Maurício Piacentini. Em seu blog, ele descreve a distribuição “Linux Educacional 2.0” como “uma distribuição muito limpa baseada no Debian, com o KDE 3.5, KDE-Edu, KDE-Games e várias outras ferramentas”.

Piacentini disse que o Linux Educacional 2.0 também inclui melhorias quando comparado à versão natural do KDE 3.5. Entre essas, está um “dock” no topo do ambiente de trabalho, esta lembrando o AWN usado no gOS da Everex. Ele ainda afirma que os laboratórios usam um servidor para sete PCs, cada um deles suportando duas estações KVM (teclado, vídeo e mouse) – então, a maior parte dos laboratórios possui quinze postos de trabalho; já em locais onde a eletrecidade é escassa, um computador suporta até sete KVM; para crianças com necessidades especiais, o ambiente terá um monitor de tamanho maior. Serão finalizados neste ano 29000 laboratórios, e 53000 no próximo ano.

O MEC também vem utilizando o Linux em um “projetor integrado”, uma única unidade que integra projetor, CPU, tocador de DVD e outras ferramentas “empacotadas”, sendo de fácil uso e por isso utilizando em diversas salas de aulas tradicionais. Uma outra iniciativa, chamada de “Um Computador por Aluno”, ou UCA, pretende lançar 150000 PCs com KDE e Linux também, segundo Piacentini.

Pelo menos nisso nosso Brasil é exemplo lá fora, afinal esta notícia teve como fonte um site internacional sediado nos Estados Unidos 🙂 Fonte:

http://webeduc.mec.gov.br/

Leia em mais:

http://www.desktoplinux.com/news/NS9272932512.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X