Banda larga 3G da Claro no Slackware Linux

O avanço da Internet teve um crescimento espantoso nos últimos anos, tanto em velocidade como em tecnologia. Dos populares 56 kbps dos antigos modems discados, temos agora conexões velozes e sem fio de última geração, chegando a diversas partes do mundo e inclusive no Brasil.

A operadora Claro foi a primeira a anunciar, em nível nacional, a disponibilidade de uma rede 3G, embora ainda em poucas cidades e com velocidade deficiente, algo que deve ser contornado em alguns meses. Aliando essa expansão à falta de suporte ao Linux, Edwi Oliveira publicou no site Viva o Linux um artigo interessante chamado “Banda Larga 3G da Claro no Slackware Linux”. Veja a descrição:

“Em 01/03/2008 contratei o serviço de banda larga da mexicana Claro para usar em casa, no lugar do famigerado Speedy da espanhola Telefônica. Descrevo neste artigo como fazer o modem fornecido pela operadora (um HUAWEI E226 USB) funcionar no Slackware com kernel 2.6.20.7 vanilla recompilado. De quebra, veremos como configurar o kppp para “discar” para o serviço.”

E um trecho (introdução):

“Como foi publicado aqui no VOL um artigo para o funcionamento do modem E226 (fabricado pela chinesa HUAWEI e compartilhando tecnologia e circuitos com a VodaFone) no Linux, resolvi seguí-lo. Mas tive algumas dificuldades em colocá-lo em funcionamento.

Pensando nisso, resolvi estrear um artigo no VOL (nunca publiquei um artigo antes aqui) informando o que fiz para que o modem funcionasse perfeitamente neste sistema.

Veremos a configuração de meu ambiente onde instalei o modem, módulos necessários do kernel e a configuração de discagem no discador KPPP, uma vez que o artigo anterior já ensina a fazê-lo no wvdial.

Mas chega de conversa e vamos ao trabalho!”

O artigo está dividido entre as seguinte seções:

  1. O início do uso
  2. Configurando o KPPP

Veja o artigo completo em:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7945

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X