Wubi: instalação do Ubuntu pelo Windows

Por:
Wubi: instalação do Ubuntu pelo Windows

A versão alpha 5 do Ubuntu 8.04, agendado para abril deste ano (codename Hardy Heron), já está disponível para testes.

Entre as novidades estão um novo servidor de áudio chamado PulseAudio, e uma nova camada de abstração de I/O, GIO e GVFS. Há ainda mecanismos de sistema de arquivos virtual; o PolicyKit para escalar privilégios de segurança; suporte melhorado à virtualização; e um novo cliente VNC. A integração dessas funções está ficando mais avançada, deixando o sistema mais robusto.

Uma das novidades mais impressionantes adicionadas ao alpha 5 é o suporte para o Wubi. Trata-se de um mecanismo de instalação que permite instalar o Ubuntu a partir de uma instalação do Windows, mantendo um sistema de dual boot usando uma partição existente. Ele instala o Ubuntu numa pasta do sistema do Windows (sem alterar o particionamento nem reformatar nada) e configura uma entrada no bootloader do Windows, permitindo a escolha do sistema pelo usuário, durante a inicialização do computador. Para removê-lo, basta usar o painel de controle “Adicionar ou remover programas” do Windows, como se fosse uma aplicação comum.

ubuntu2

ubuntu2

Diferentemente de algumas soluções apresentadas pela comunidade anteriormente, onde um instalador fazia isso apenas para “dar boot” no CD de instalação, o Wubi permite realmente “instalar” o Ubuntu em uma partição já existente.

A idéia é interessante especialmente para os leigos, iniciantes em informática ou usuários básicos, que não dominam o particionamento como deveriam caso quisessem saber instalar um sistema operacional sozinhos. A instalação do Ubuntu, e de muitas distros Linux atualmente, deixou de ser “difícil” faz tempo. Desde que a pessoa saiba particionar, com noções sobre como se estrutura as divisões lógicas do HD, o uso de soluções como o Wubi seria desnecessário.

Algumas pessoas que testaram afirmaram que o Ubuntu fica lento dessa forma, rodando a partir de uma partição NTFS. Além das “gambiarras” técnicas envolvidas para permitir isso, deve-se considerar que é uma versão alpha, e nem o Ubuntu 8.04 “tradicional” está pronto ainda, devendo receber muitas melhorias e correções até o lançamento da versão final.

Particularmente fui testar com a versão 7.04 do Ubuntu (baixada pelo atual Wubi) no Windows Vista, e o sistema não iniciava; exibia uma mensagem de erro de tabela de partição desconhecida ou danificada; mas isso não impediu nem alterou em nada o boot normal do Windows.

Fonte (leia mais):

http://arstechnica.com/news.ars/post/20080224-wubi-arrives-a-look-at-ubuntu-8-04-alpha-5.html

Página do Wubi:

http://wubi-installer.org/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X