É oficial: Google anuncia o Android, um SO de código aberto

Por Jacqui Cheng | Publicado: November 05, 2007 – 10:46AM CT

O Google Phone chegou, mas não da maneira como ele estava sendo longamente esperado. Google anunciou manhã passada que desenvolveu um novo SO móvel chamado de “Android” – um resultado da aquisição da empresa de software móvel de mesmo nome em 2005 – que vai permitir que a companhia faça com que os aplicativos móveis da Google cheguem no máximo de mãos possível começando possivelmente no meio de 2008. O Android é baseado em Linux e é código aberto, e características da plataforma vão estar disponíveis para fabricantes de dispositivos de mão gratuitamente na licença Apache.

Os parceiros da Google no ramo vão incluir Motorola, HTC, Samsung, e LG, confirmando muitos dos rumores recentes de que a Google não iria desenvolver hardware sozinha. A Google também tem parceria com transportadoras em todo o mundo, como a T-Mobile e a Sprint nos EUA, T-Mobile/Deutsche Telekom na Europa, e a China Mobile na China, são alguns nomes. Tudo isso faz parte da Open Handset Alliance (Aliança Livre dos Dispositivos de Mão) – também anunciada pela Google ontem.

A Google escolheu lançar o Android deste modo porque ela queria colocar foco na plataforma para o desenvolvimento de seus próprios aplicativos móveis. Do mesmo modo que Java é disponível amplamente em muitos dispositivos de mão em todo o mundo, ele ainda opera diferente de celular para celular e não pode proporcionar o tipo de flexibilidade que a Google queria para si mesma e seus parceiros. Além de criar seu próprio conjunto de aplicativos móveis, Google também planeja fazer um SDK “completo” para o Android o qual será disponível na próxima semana, fazendo com que a plataforma seja um atrativo para desenvolvedores terceiros (e talvez causando um pouco de problemas para o lado da Apple). E quanto mais aplicativos de terceiros estiverem disponíveis para a plataforma, mais atrativa ela será para os clientes.

“Esta parceria vai ajudar a desencadear o potencial da tecnologia móvel para bilhões de usuários em todo o mundo. Uma grande inovação para a indústria móvel que vai ajudar a dar um novo formato no ambiente da computação que vai mudar o modo que as pessoas acessam e compartilham informação no futuro,” disse Eric Schmidt, CEO da Google. “O anúncio de hoje é mais ambicioso que um simples ‘Google Phone’ que a imprensa estava especulando sobre nas últimas semanas. Nossa visão é de que a poderosa plataforma que nós estamos criando vai dar energia para os milhares de diferentes modelos de celulares.”

Um objetivo óbvio da Google é criar não somente a plataforma para seus aplicativos móveis, mas para sua plataforma de propagandas móveis. Entretanto, a Google disse durante a conferência de imprensa esta manhã de que nós “não iremos ver um celular completamente dirigido a propagandas por algum tempo.” Android e a plataforma de propagandas da Google ainda é jovem, e ambos vão evoluir juntos com o tempo.

Schmidt reiterou durante a conferência que a empresa vê o Android como uma maneira de permitir que milhares de diferentes de escolhas de gPhones e que o anúncio de hoje é fundamentalmente um anúncio de desenvolvedor. Schmidt não disse, entretanto, sobre a possibilidade de criar um “gPhone” mais oficial no futuro. “Nós não estamos anunciando um Google Phone hoje, mas se fosse um Google Phone, Android seria uma excelente plataforma para ele usar,” ele disse.

Fonte: http://arstechnica.com/news.ars/post/20071105-its-official-google-announces-open-source-mobile-phone-os-android.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X