Processador Intel Xeon Quad-Core chega aos 3.0 GHz

A Intel adicionou dois processadores Xeon quad-core (com 4 núcleos) para uso geral, à sua linha de produtos. O Intel Xeon X5365 é o primeiro processador quad-core de 3.0 GHz vendido em escala comercial. Traz consigo FSB de 1333 MHz, consumindo 120 watts.

Primeiramente ele foi disponibilizado para o Mac Pro da Apple, há quatro meses atrás, mas agora está disponível para outros fabricantes.

O Xeon L5335, versão com clock menor, funciona a 2.0 GHz também com FSB de 1333 MHz, porém, consome apenas 50 watts.

Em benchmarks se mostraram eficientes perante as plataformas atuais da Intel. Os resultados de benchmarks mostraram isso, onde no teste SPECint_rate_base2006, que mede operações com números inteiros, um servidor Fujitsu-Siemens PRIMERGY RX300 S3 com o quad-core X5365 marcou 98,9 pontos. Usando o teste SPECjbb 2005, obtiveram 238472 operações por segundo, em um servidor Dell PowerEdge 1950.

Como novidade nesses processadores ficam basicamente as instruções de virtualização. Estas, pelo menos teoricamente, prometem melhorar significantemente o desempenho de aplicações nas versões 32-bit do Windows, usando virtualizadores otimizados – como o VMware ou Parallels, podendo rodar também no Mac OS X.

Há também um sistema transparente de gerenciamento de energia, que promete reduzir o consumo do processador em até 50% em períodos de inatividade.

Em lotes de mil unidades, os Xeon X5635 de 3.0 GHz saem por $ 1172 cada, e o L5335 de 2.0 GHz fica a $380. Um gigahertz aumentado na freqüência trouxe mais do que o dobro de comsumo de energia, e o preço então, nem se fala 😉

Vale notar que esses processadores quad-core raramente são muito melhores do que os dual core em desktops e estações de trabalho, para a maioria das tarefas. Na maioria das vezes um dual core com bastante memória RAM cumpre bem o trabalho pesado de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Os quad-cores são úteis em servidores, onde mais capacidade de processamento significa menos máquinas para as mesmas atividades, reduzindo significativamente os custos em propriedade e infra estrutura (claro, isso em conjunto com outras áreas da tecnologia, como dispositivos de armazenamento com capacidades estrondosas, e o acesso à memória cada vez mais rápido). Conforme aumenta-se o número de núcleos, o ganho de desempenho vai caindo. Usar um quad-core num desktop é praticamente um desperdício :p

Leia a notícia original em:

http://www.electronista.com/articles/07/08/13/intels.3ghz.quad.core/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X